Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

A pressão dos pneus do carro varia conforme a velocidade?

Por que a pressão de calibragem dos pneus varia de acordo com a velocidade do veículo? – Diego Alves Correa, São Paulo (SP)

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 18 jan 2022, 08h21 - Publicado em 18 jan 2022, 08h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por que a pressão de calibragem dos pneus varia de acordo com a velocidade do veículo?

    Diego Alves Correa, São Paulo (SP)

    Isso ocorre por conta do aumento da temperatura dos pneus. Quanto maior a velocidade, maior será o aquecimento. Conforme o pneu aquece, o ar interno também aquece e expande, alterando a pressão.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    “Dessa forma, para se alcançar a pressão desejada, quando o veículo trafegar em velocidades mais altas, a pressão inicial dos pneus ainda frios deverá ser menor”, afirma o gerente de produtos Fabrio Magliano, da Pirelli. Todas essas variações devem ser respeitadas pelo condutor com as determinações do fabricante do veículo.

    De acordo com a literatura, pneu frio é aquele que não rodou nas últimas quatro horas. A temperatura-padrão para medição da pressão do pneu é de 21° C.

    Continua após a publicidade

    Se a temperatura do pneu for outra, é possível corrigir a pressão que foi medida, o que pode ser feito por meio de uma fórmula específica, usando-se o valor da temperatura em Kelvin (lembre-se de que 0° C = 273,15 K).

    Veja abaixo um exemplo de como calibrar um pneu com pressão recomendada pelo fabricante de 25 psi quando a temperatura do pneu está em 35° C:

    Temperatura padrão: 21°C = (21 + 273,15) = 294,15 K = T1

    Temperatura medida: 35° C = (35 + 273,15) = 308,15 K = T2

    A fórmula é: (P1 x T2) / T1

    Continua após a publicidade

    Portanto teremos: (25 x 308,15) / 294,15 = 26,2 psi

    Ou seja, a 35° C devemos calibrar o pneu com 26,2 psi para que a pressão seja equivalente às 25 psi recomendadas pelo manual a 21° C.

    TPMS Chery Tiggo 5x
    Tiggo 5X monitora a pressão e a temperatura dos pneus (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Em carros com monitor de pressão dos pneus ativo, com sensores independentes em cada roda, essa variação pode notada com facilidade. Em alguns modelos a tolerância da variação é tão alta que uma ampla variação de temperatura pode ativar um alerta de pressão incorreta

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.