Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês do Cliente: Revista em casa 10,99

A suspensão alta dos SUVs realmente suporta melhor os buracos?

Na prática, sim. Mas não é só por causa da altura

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 14h28 - Publicado em 21 jun 2016, 15h08
Novo Renault Duster 2018
Suspensão elevada tem suas vantagens (Divulgação/Renault)

A suspensão alta dos SUVs suporta melhor os buracos ou são iguais à dos automóveis tradicionais? – Bruno Sarpi, São Paulo (SP).

Suspensões elevadas não estão necessariamente ligadas à durabilidade ou robustez. Dependendo da sua arquitetura, dos materiais utilizados e do fabricante, um automóvel de passeio pode ter uma suspensão mais robusta do que a de um SUV (Sport Utility Vehicle).

Porém, na prática, os SUVs costumam ter suspensões mais robustas e adequadas aos pisos irregulares, como explica Vilson Tolfo, diretor de Segurança Veicular da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

Essa maior robustez é resultado direto do tipo de projeto (arquitetura) e dos componentes utilizados (molas, buchas, amortecedores), e não da altura maior, que não está necessariamente relacionada a um maior curso da suspensão.

A sensação de que os buracos afetam menos o rodar de um SUV também se deve ao ajuste obtido, geralmente priorizando o conforto e a absorção de irregularidades.

Continua após a publicidade

Outro fator que deve ser levado em conta são os pneus. SUVs e picapes costumam vir de fábrica com pneus de uso misto, com faixa lateral – ou cintura – mais alta e macia, capazes de absorver melhor os solavancos.

Tais pneus, porém, são mais caros, aumentam o consumo de combustível e, em alguns casos, se desgastam mais rapidamente.

A principal vantagem da altura elevada em relação ao solo é aumentar a capacidade do veículo ao passar por lombadas, valetas, rampas e depressões sem raspar o chão do carro, e também transitar em locais de difícil acesso, como estradas de terra e pisos bem irregulares, ampliando a característica “sport utility” desses modelos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
[De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.