Segundo o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil, o manual menciona o volume médio do reservatório. Mas, ao abastecer, o recomendável é que se pare de encher o tanque no primeiro gatilho da bomba, porque, a partir desse ponto, você estará preenchendo volumes que servem para equalização da pressão interna no tanque e outros respiros que levam o combustível para o cânister, por exemplo.
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O tanque de combustível é um sistema fechado, em equilíbrio de pressão com uma camada de vapor de combustível evaporado dentro dele. Essa camada de ar é importante para equilibrar as variações de temperatura e permitir que um dispositivo chamado cânister absorva o vapor, que é consumido lentamente pelo motor ao rodar com o veículo.
Além disso, é bom ficar atento porque, infelizmente, não é raro encontrar postos que adulteram a vazão das bombas. Isso também pode gerar números díspares entre a capacidade do tanque e a apontada pela bomba na hora do abastecimento. Se você abasteceu até o primeiro gatilho e o volume for mais de 10% acima do limite informado pelo fabricante, desconfie.
Em dias quentes, os tanques plásticos até podem apresentar dilatação térmica do material e deformação pelo peso do combustível, mas nunca superior a 5% do volume total do tanque.
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