Gostaria de saber como funcionam os amortecedores eletromagnéticos que equipam os esportivos? – Bruno Rofino Dos Santos, Cajamar (SP)
Os amortecedores com gerenciamento eletrônico possuem algumas mudanças em sua forma construtiva. Podemos destacar a adição de um pó metálico ao óleo interno e um atuador fixado ao corpo do amortecedor como principais diferenças na comparação com um amortecedor convencional.
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De acordo com o coordenador técnico, Alexandre Parise, da empresa KYB do Brasil, este atuador recebe um sinal das centrais eletrônicas que monitoram o chassi do veículo ou do sistema de seleção do modo de condução.
Como resposta a esses sinais, o atuador permite que a bobina gere um campo magnético capaz de reagrupar as moléculas metálicas misturadas ao óleo, ajustando, assim, a dificuldade desse fluido passar nas válvulas internas do amortecedor.
O resultado será um veículo mais estável ou mais confortável, dependendo do tipo de piso ao qual é submetido ou da escolha que o motorista fez no seletor de modos de condução.
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