Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Autodefesa: barulhos na suspensão do Honda HR-V

Os ruídos na suspensão do HR-V são tão conhecidos que a Honda até enviou para sua rede um boletim técnico ensinando a reparar o problema

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h38 - Publicado em 9 mar 2017, 16h26
Renato: mais de 30 reclamações no SAC da Honda
Renato: mais de 30 reclamações no SAC da Honda (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

A maior dificuldade de reclamar de barulhos num automóvel é que se trata de uma questão muito subjetiva. O que para o proprietário é irritante, para o atendente da oficina pode ser imperceptível.

Só que no caso dos ruídos do HR-V não há conversa: eles são tão evidentes que a própria Honda já emitiu um boletim técnico para sua rede autorizada ensinado a identificá-lo e repará-lo.

O documento “Ruído na Suspensão Dianteira (bucha) – Diagnóstico e Reparo”, código 008/16, foi enviado às concessionárias em 13 de setembro de 2016. O texto pede a colocação de um anel de borracha na bucha e até explica como ocorre o defeito: “Trata-se de um leve ruído do tipo ‘poc, poc’ perceptível em algumas situações em que o veículo esteja trafegando em baixa velocidade (10-20 km/h), a temperatura esteja acima dos 27°C e não esteja chovendo.”

É exatamente esse o problema relatado pelo projetista Renato Marques de Souza, de Osasco (SP), dono de um HR-V 2016. “Já reclamei para o SAC da Honda mais de 30 vezes por causa desse defeito. O ruído ‘toc, toc’ é constante e irritante. O gerente da oficina conseguiu escutar e informou que é preciso fazer uma adequação nas buchas das bandejas dianteiras. Mas eles não conseguem a peça e o pior é que o setor técnico da Honda disse que o veículo está dentro dos padrões de fábrica”, conta Renato.

Continua após a publicidade

Entre os mais de 15 casos que encontramos, está também o do arquiteto Rodrigo EV, de São Paulo, (SP), que percebeu o barulho com menos de 100 km de uso, quando rodava abaixo dos 50 km/h. “A concessionária trocou dois amortecedores dianteiros e as buchas das bandejas, que seriam macias demais”, afirma o proprietário de um HR-V 2016.

O exemplar de HR-V que completou o teste de Longa Duração da QUATRO RODAS também foi alvo de reclamações quanto aos ruídos na suspensão dianteira. O desmonte revelou que eram duas as fontes de barulho: o desgaste nos mancais da barra estabilizadora e as folgas nas bieletas (responsáveis por ligar a barra estabilizadora aos amortecedores dianteiros), que demandaram reaperto em quase todas as revisões.

Consultada, a Honda diz que embora os casos apurados pela reportagem apresentem sintomas similares, não se trata do mesmo problema. “Em cada caso relatado, uma solução específica foi efetuada para atender as necessidades do cliente.”

Continua após a publicidade

O Povo Reclama

  • “O ruído, toc, toc, é constante e irritante, aparece em velocidades mais baixas.” Renato Marques de Souza, projetista de Osasco (SP)
  • “Os barulhos na suspensão aumentaram depois dos 1.000 km. A concessionária pediu para a fábrica autorização para trocar as bandejas da suspensão.” Jelson Dias Junior, representante comercial, Guarulhos (SP)
  • Na tentativa de solucionar o ruído, trocaram em garantia o par de amortecedores do meu HR-V.” Gustavo Rocha, jornalista, São Vicente (SP)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.