Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Autodefesa: excesso de ruído interno no Discovery Sport

Barulho nas colunas e na suspensão do novo Discovery Sport virou até tema de boletins técnicos emitidos pela Land Rover

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h30 - Publicado em 2 jan 2017, 18h26
Rayes: peças retiradas de outro carro, sem solução
Rayes: peças retiradas de outro carro, sem solução (Alexandre Battibugli/)
Continua após publicidade

Barulho em caixa de direção e suspensão é um dos males que mais atormentam proprietários que têm o azar de comprar um carro com algum problema crônico. Raro mesmo, porém, é a origem do ruído ser nas coluna dianteira (A) ou central (B), já que se trata de peças que não possuem partes móveis. Esse é o caso do Discovery Sport, lançado no Brasil pela Land Rover em 2015.

Aliás, já no ano de estreia surgiram os primeiros relatos, que se somaram, em menor frequência, às reclamações de barulho em suspensão e bancos.

Entre os azarados com os três defeitos, está o engenheiro Ricardo Rayes, de São Paulo (SP). “Ao pegar o carro novo na loja, já ouvi fortes ruídos na suspensão dianteira, na coluna dianteira esquerda, entre as portas e nos bancos traseiros”, diz o dono de um Discovery Sport HSE 2015. “Para solucionar o barulho na suspensão, a autorizada tirou o conjunto mola e amortecedor de um veículo novo. Como não resolveu, prometeram trocar a peça de novo.”

Mas a história de Ricardo não parou aí. “O técnico me contou que o ruído ocorre por a falhas de solda na montagem. Assim, teria de pedir à fábrica um novo para-brisa, limpadores e, provavelmente, o teto panorâmico, para reforçar a solda junto às colunas e ao teto. Depois, tudo seria repintado. Fiquei indignado e não aceitei o reparo. E até hoje meu Discovery continua uma escola de samba.”

Além dos relatos, há três boletins técnicos emitidos pela Land Rover para sua rede de concessionárias que corroboram o problema. O documen­to Q489 traz o título “Ruídos e crepitações do assento da segunda fileira” e tem validade até 31 de setembro de 2017. Há ainda o LTB00889 v2 (emitido em 1º de março de 2016) e o LTB00827 v4 (12 de abril de 2016), relacionados a rangidos na coluna A e um tique-taque na coluna B.

Continua após a publicidade

 

O povo reclama

“O ruído na coluna B é insuportável. Já tentaram reparar e não resolveu, mesmo o veículo ficando na oficina por 15 dias. Depois me deixaram mais de 20 dias sem o carro. Aí decidi não buscá-lo e iniciei um procedimento judicial. Não quero mais esse carro.” George Rocha Ferreira, médico, Recife (PE), dono de um Discovery Sport HSE 2015

“Começou já na retirada, um ruído muito forte na coluna central. A autorizada disse depois, sobre o barulho, que quase todos os Discovery estão com esse defeito. Deixei-o três vezes para reparos, até soldaram, e nada foi resolvido.” Eurípedes Carlos de Carvalho, médico, Guarulhos (SP), proprietário de um Sport HSE 2015

Continua após a publicidade

A Jaguar Land Rover divulgou nota esclarecendo a situação:

“Em relação às mensagens enviadas por clientes do modelo Land Rover Discovery Sport para a revista Quatro Rodas, a Jaguar Land Rover esclarece que:

1. O caso do Sr. Ricardo Reyes foi aberto em 2015 e já se encontra solucionado desde o ano passado.

Continua após a publicidade

2. O caso do Sr. George Mota, a Land Rover Brasil entrou em contato com o cliente e se prontificou a fazer um diagnóstico completo em seu veículo. A marca também ofereceu um veículo reserva enquanto seu Land Rover está sendo diagnosticado em uma das concessionárias da marca.

3. Nos casos dos Srs. Eurípedes Filho e Cássio Jovem, ambos não possuem nenhum chamado aberto com o Serviço de Relacionamento com o Cliente da Jaguar Land Rover. A marca entrará em contato pró-ativamente com os clientes para obter mais informações em relação a cada um dos casos.

Cordialmente,

Continua após a publicidade

Land Rover Brasil”

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.