Autodefesa: rodas da Fiat Toro podem cair por quebra de parafusos
Proprietários de Fiat Toro, fabricadas entre 2016 e 2019, se queixam de peças que quebram e deixam as rodas soltas ou mal fixadas
![Fiat Toro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/WhatsApp-Image-2022-07-27-at-11.44.49.tiff-e1661908027224.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
“Aqui sempre chega Fiat Toro com os parafusos de roda quebrados”, escreveu um dos integrantes na página do grupo Fiat Toro – Clube, no Facebook. “Acontece de quebrar os cinco de uma só vez e a roda cair, como ocorreu com o nosso amigo aí”, completa.
O “amigo aí”, no caso, é o comerciante Silvio Rogério Torres da Costa, de São Paulo (SP), dono de uma Toro Freedom 2018, que quebrou os parafusos da roda dianteira esquerda enquanto ele dirigia.
![Parafuso Toro Parafuso Toro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Parafuso-Toro-1-WhatsApp-Image-2022-04-21-at-21.02.19.tiff.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Por duas vezes, encontrei os parafusos das rodas dianteiras quebrados. Na segunda, eu estava a caminho da borracharia e a roda caiu após soltar. Por sorte eu estava em baixa velocidade”, conta Silvio.
![Parafuso Toro Parafuso Toro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Parafuso-Toro-roda-solta-3-WhatsApp-Image-2022-04-22-at-10.20.40.tiff.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No grupo do Facebook, cada integrante dá seu parecer. “Esse problema é crônico e acho que tem a ver com alguma coisa relacionada ao tipo de aço usado nesses parafusos”, diz um.
“O correto seria a fábrica fazer um recall”, opina outro. Ao contador Francisco Célio Nascimento Sales, de Fortaleza (CE), dono de uma Toro Volcano 2016, disseram para trocar o cubo das rodas. Se isso funciona ou não, ele não sabe.
Mas foi o que fez: “recomendaram trocar os cubos e os discos de freio de duas rodas”, conta. “Mas, apesar de pagar mais de R$ 5.000 pelo conserto, não confio no carro”, afirma.
![Parafuso Toro Parafuso Toro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Parafuso-Toro-roda-solta-10-thumbnail_Image-1.tiff.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para entender a falha, procuramos o engenheiro metalúrgico, com especialização em metalurgia e mais de 30 anos de experiência na área, Gilmar Moser da Silva, de Porto Alegre (RS).
“Os parafusos quebram por três motivos: material térmico sem o tratamento adequado, deixando a peça com resistência mecânica muito baixa ou o inverso, o material com dureza muito alta, o que provoca trincas prematuras.
A outra possibilidadesé o uso de material inadequado, deixando a liga do metal fora de especificação e a peça frágil.”, explica o engenheiro metalúrgico.
![Parafuso Toro Parafuso Toro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Parafuso-Toro-roda-solta-1-WhatsApp-Image-2022-04-21-at-21.02.19.tiff.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Consultada, a Stellantis, dona da marca Fiat, informou não ter nenhum registro de cliente com esse tipo de problema e nem mesmo ciência dos casos mencionados aqui. Mas se colocou à disposição dos proprietários de Toro, por meio de seus canais de atendimento e da rede de concessionárias autorizadas.
O povo reclama
“Os parafusos quebram porque os discos empenam os cubos juntamente com os rolamentos. Por isso, trocar apenas os parafusos não resolve nada.” – Post no grupo Fiat Toro – Clube, no Facebook
“Eu havia trocado os discos. Então, troquei os dois cubos dianteiros completos das duas rodas.” – Henrique Prini Rafaldini, comerciante, Mococa (SP), dono de uma Toro Volcano 2019
“Ao levar o carro em uma borracharia, o atendente me mostrou que um parafuso da roda dianteira direita estava quebrado e outro sem a parte superior.” – Rodrigo Silva Santos, engenheiro, Lagarto (SE), dono de uma Toro Volcano 2018