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Autodefesa: Toyota cola adesivo de alerta em vez de trocar airbag

Em vez de trocar equipamento defeituoso, Toyota cola adesivo alertando para o perigo de o airbag ter sido desativado. Reparo leva até 60 dias

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 Maio 2021, 16h10 - Publicado em 6 jul 2017, 15h38
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  • O adesivo de advertência é colado na primeira fase do recall, quando o airbag é desativado
    O adesivo de advertência é colado na primeira fase do recall, quando o airbag é desativado (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Cristiano: adesivo no lugar da troca do airbag
    Cristiano: adesivo no lugar da troca do airbag (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Em abril, a Toyota anunciou um megarecall por um defeito nos airbags Takata, que podem expelir fragmentos em caso de abertura.

    O detalhe que chama mais atenção no comunicado da montadora japonesa é que o conserto no Corolla e no Etios será feito em duas etapas, uma de desativação e outra de substituição do equipamento.

    Assim, os donos se perguntam o que acontecerá se, no intervalo em que o sistema estiver desligado, ocorrer um acidente?

    Essa é a dúvida de proprietários como o empresário Cristiano Bezerra da Silva, de Taboão da Serra (SP), que tem um Corolla 2009.

    “Recebi a carta comunicando o recall e, no dia 3 de março, levei o carro à concessionária. Ao pegá-lo, havia um adesivo de alerta no painel, alertando que o sistema estava desligado. A autorizada me avisou que a peça de reposição chegaria em 40 dias, pois não havia no estoque”, comenta Cristiano.

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    “Traba­lho com transporte executivo e os clientes, quando vêm o adesivo no painel, ficam indignados com o descaso da montadora.”

    O adesivo de advertência é colado na primeira fase do recall, quando o airbag é desativado
    O adesivo de advertência é colado na primeira fase do recall, quando o airbag é desativado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    E a situação de Cristiano nem é das piores: após uma consulta em concessionárias das cinco regiões do país, todas pediram 60 dias para fazer o conserto integral dos airbags.

    Curiosamente, a Honda também está fazendo o mesmo recall nos seus Civic, porém o prazo médio pedido para a troca do airbag no sedã foi de uma semana – a concessionária que pediu mais tempo estimou 20 dias para a chegada da peça.

    Segundo o especialista em direito do consumidor Agostinho Oli Koppe Pereira, a Toyota assume todos os riscos em caso de acidente quando desliga um equipamento como o airbag.

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    “Não há como eximir a responsabilidade da montadora, desde que fique provado que os danos poderiam ter sido evitados se o airbag estivesse em funcionamento.”

    Consultada, a Toyota confirma o recall em duas fases e recomenda que os ocupantes usem os cintos de segurança, pois “constituem o principal dispositivo de segurança veicular”.

    O povo reclama

    “A troca da peça no meu carro demorou 45 dias. Durante esse tempo, a Toyota pediu para evitar usar o lado do passageiro.” Leandro Tonussi, Jundiaí (SP), dono de um Corolla Fielder 2005

    “Primeiro preciso agendar a colocação das etiquetas, pois meus adesivos acabaram. Depois, pedimos 60 dias úteis para a peça chegar.” Atendente de uma concessionária em Brasília (DF)

    “Não temos as peças para o recall. Após desligar o airbag, precisamos de 60 dias úteis para religá-lo.” Atendente de uma concessionária em Curitiba (PR)

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