Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Caixa de direção do Celta

Donos relatam excesso de folga que pode deixar o carro sem controle

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 22 abr 2021, 16h59 - Publicado em 15 jan 2014, 14h51

auto-defesa auto-defesa

O empresário Basilio Monteverde Netto é proprietário de uma autoescola de Linhares (ES), que incorporou a sua frota 15 Chevrolet Celta novos. Imagine sua surpresa ao descobrir que, em menos de um ano de uso, oito deles apresentaram problemas na caixa de direção, como folgas e ruídos. “Já tive de trocar quatro conjuntos completos por causa disso”, diz Basilio. “Mas o pior foi quando a caixa saiu do suporte de fixação e comprometeu completamente a dirigibilidade. O carro não tinha nem 5 000 km rodados.” O defeito se manifesta tanto em veículos que têm direção hidráulica como mecânica.

O empresário afirma que o problema está na bucha de fixação, que com o tempo solta da caixa, deixando no volante uma folga tão grande que fica difícil controlar o automóvel. “A solução foi trocar as buchas atuais por aquelas que equipavam os Celta mais antigos, de 2011 para trás. Funcionou, pois até agora o defeito não voltou”, afirma.

Esse conserto é o mesmo utilizado pelo técnico Matheus Perdigão, dono do centro automotivo THC1, de Belo Horizonte (MG). “Prestamos serviço para uma frota que possui cinco Celta e todos apresentaram essa mesma falha. O problema é na bucha dos modelos 2012 em diante, que perdeu algumas ranhuras que melhoravam a fixação da peça. Passei a usar as antigas e deu certo”, afirma Matheus.

O técnico explica que o maior perigo da nova bucha é o risco de ela se soltar e fazer o motorista perder o controle, situação que já ocorreu com o também dono de autoescola Anderson Perozini, que possui 17 Celta na sua frota. “Um dos meus instrutores estava dirigindo quando, de repente, o volante parou de responder e ele não conseguiu fazer a curva. Ainda bem que não houve acidente, mas o que aconteceria se um dos alunos é que estivesse guiando?”, diz Anderson. “Aqui, 90% dos Celta 2012 e 2013 já apresentaram folga na direção.”

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“Num carro de menos de 5 000 km, a caixa de direção perdeu a fixação, criando o risco de acidente.” Monteverde Netto, empresário, Linhares (ES), dono de uma frota com 15 Celta

“Um dos meus instrutores de direção perdeu o controle de repente e não conseguiu fazer uma curva. E se tivesse acontecido com um aluno?” Anderson Perozini, empresário, Serra (ES), dono de uma frota que possui 17 Celta

RESPOSTA

Até o fechamento desta edição, a GM não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Continua após a publicidade

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.