Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Car detailing: a mágica que deixa seu carro brilhando de novo

Secagem com jato de ar, um mês de trabalho, preço de R$ 4.000... Tudo é possível no car detailing, a técnica de renovação que já faz sucesso no país

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 23 abr 2021, 00h42 - Publicado em 3 jan 2016, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Car detailing
    (Thales Molina/Quatro Rodas)

    O nome é estranho, mas o serviço é o sonho de quem adora cuidar do carro pessoalmente e deixá-lo em perfeito estado. Começa a se popularizar no Brasil o car detailing (ou detalhamento), que é a combinação da higienização de interior com um espelhamento da lataria e uma pitada de recuperação de materiais, sempre feitos com minúcia, em processos que podem levar até um mês de execução – e ter um custo de quase R$ 4.000.

    Luan Cordeiro, um dos pioneiros no auto detailing no Brasil e dono da AutoFlux, de Curitiba (PR), explica que o processo precisa ser feito por etapas para ser eficaz.

    A parte crucial é a avaliação. Nela são analisadas todas as superfícies que serão tratadas, o que inclui estofamentos dos bancos, revestimento do painel, carpetes e peças plásticas ou emborrachadas, além da carroceria.

    “A avaliação permite selecionar corretamente os materiais e equipamentos que serão usados, preparar as diluições corretas dos produtos químicos e estimar o tempo de trabalho”, diz.

    Feita a avaliação, segue-se a lavagem. Mas não da forma como você conhece. “Nessa etapa, fazemos a limpeza das rodas, caixas de roda, parte inferior, carroceria, guarnições de porta, motor e qualquer outro detalhe, seguindo sempre um método próprio e com um produto específico para cada área”, explica Cordeiro.

    Continua após a publicidade

    Até a secagem pode ter um procedimento especial. Na Perfect Detail Garage, em Niterói (RJ), os veículos são secados com jato de ar para garantir acabamento perfeito.

    Só depois dessa etapa vem a descontaminação. “Chega um momento na vida do carro em que os tecidos se escurecem e os plásticos perdem brilho. Não por mau uso, mas por conta da poluição e do uso diário. O detalhamento devolve às superfícies sua cor natural”, conta Silvio Rivarolla, diretor do Sindirepa-SP (sindicato das oficinas independentes) e diretor da Evolution, que também realiza o serviço.

    A descontaminação remove tudo que a limpeza simples não foi capaz de eliminar.

    Depois, o automóvel passa à etapa seguinte: o espelhamento da carroceria e o detalhamento interno. O processo corrige os defeitos da pintura, mas para isso é necessário recorrer a lâmpadas especiais e até a um medidor de espessura da tinta para descobrir os locais da lataria mais críticos sem comprometer os pontos em que o verniz já esteja prejudicado.

    Continua após a publicidade
    O antes e o depois de uma pintura restaurada pela AutoFlux
    O antes e o depois de uma pintura restaurada pela AutoFlux (divulgação)

    Expectativa sob controle

    Nem é preciso chegar a essa fase para tocar uma das partes mais relevantes para a satisfação do cliente: o gerenciamento de expectativas.

    “Como o car detailing é um serviço de embelezamento do veículo, o cliente tem de saber exatamente o que vai conseguir. Em alguns casos, o carro sai da oficina como se fosse novo. Em outros, melhora uns 80%. E há casos em que o estrago é tão grande que só uma reforma resolve. Avisar o cliente sobre os resultados é fundamental para não haver frustrações”, diz Rivarolla.

    Justamente por isso que a fase de avaliação é tão importante. “O técnico (chamado detailer) tem de ser muito bem treinado para conseguir avaliar tudo corretamente.”

    Continua após a publicidade

    Já o interior pode ir além da mera limpeza das superfícies. “Tudo depende da habilidade do profissional: plásticos podem ser repintados, painéis de madeira ou fibra de carbono podem ser polidos, couro com rachaduras pode ser recuperado. Muitas vezes o detailer não conta com estrutura e técnica para tais reparos, mas sempre terá parceiros que o auxiliam nesse processo”, diz Cordeiro.

    A última parte é a finalização. “Revisamos todo o trabalho, procurando qualquer detalhe que possa ser tratado ou corrigido. Essa fase é enriquecida com a experiência do profissional, que sempre busca ir além.”

    Todas essas etapas exigem tempo: segundo o dono da AutoFlux, quase uma semana. Às vezes, duas. Um projeto de detalhamento completo pode durar até 10 dias ou mais, dependendo do caso. “Já chegamos a trabalhar 15 dias em um veículo. Em média, um detalhamento bem executado leva seis dias inteiros. Mas tudo dependerá do combinado com o cliente e das exigências do trabalho. Para se ter uma ideia, apenas o tratamento da pintura pode requerer quatro dias.”

    Fred Bizzotto, da Perfect Detail, vai mais longe:  “Se o interessado achar que 10 ou 15 dias é muito, então esse não é o perfil do nosso cliente. No mundo do auto detailing, a pressa é inimiga do detalhe.”

    Continua após a publicidade

    De Fusca a Porsche

    A certeza, no entanto, é que o trabalho é bem caro: varia de R$ 1.900 a R$ 3.900 dependendo da condição do veículo, explica Cordeiro. Mas é barato perto do que se cobra no exterior. No Reino Unido, a Elite Car Detailer cobra 7.000 libras esterlinas (R$ 41.500) pelo serviço e demora mais de um mês. E tem fila de espera.

    Ao contrário do que pode parecer, o perfil do cliente nem sempre é um milionário com um carrão importado.

    O impecável interior de um Mercedes 280 SL finalizado na Inglaterra
    O impecável interior de um Mercedes 280 SL finalizado na Inglaterra (divulgação/Internet)

    “Não importa se é um Fusca ou um Porsche, todos têm em comum uma paixão, que muitas vezes se perde com o tempo – entenda-se, maus tratos”, comenta Bizzotto.

    “Tem dono de Ferrari que não investe em um plano mais completo, por não achar necessário, e dono de carro nacional que investe sem medo”, diz Cordeiro. “Certa vez um cliente queria ‘detalhar’ um carro que foi do pai dele, já falecido. O momento da entrega foi bem bacana. Ele disse, emocionado: ‘Nossa, me sinto criança outra vez. Ficou igual ao dia em que meu pai chegou com o carro novo na garagem de casa’.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.