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Carro a diesel virou mico? Picapes e SUVs encalham até em lojas de usados

Antes queridos pela economia no combustível, veículos a diesel encalham nas lojas por rejeição entre os seminovos

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 jul 2023, 14h09
Renegade Diesel
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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SUVs e picapes com motor a diesel caíram no gosto do brasileiro por sua robustez e economia de combustível. Nos últimos meses, no entanto, a história tem mudado e suas vendas têm caído, tanto entre os veículos novos quanto entre os usados. São dois os principais motivos para a atual rejeição: os altos custos de manutenção e a disparada no preço do diesel.

O ano de 2022 foi marcado por recordes nos preços dos combustíveis, com maior impacto no diesel, que superou o valor cobrado pelo litro da gasolina comum, o que não ocorria desde 2004. O litro do óleo chegou a custar, na média nacional, R$ 7,68, maior patamar da série histórica da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Neste ano, o combustível passou a apresentar tendência de queda e já é vendido a R$ 5,16 o litro, segundo média da ANP na primeira semana de junho. Mesmo assim, as consequências seguem no mercado.

S10 LTZ 2022
Chevrolet S10 LTZ 2022 (Divulgação/Chevrolet)

De janeiro a maio deste ano, os licenciamentos de automóveis e comerciais leves (que incluem furgões e picapes) a diesel representavam 11,1% do total, contra 13,2% no mesmo período de 2022, ou seja, 6.418 unidades licenciadas a menos. Em 2023, até o acumulado atual de março, registrou o melhor resultado, com 20.435 unidades vendidas. Fevereiro teve o pior, com 13.188.

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O reflexo também aparece entre os usados. Gustavo Zamariola, vendedor de uma loja multimarcas de Rio Claro (SP), diz que os modelos a diesel têm ficado em estoque por um tempo acima do normal, com os clientes dando preferência aos flex.

Jeep Compass Longitude diesel
Jeep Compass Longitude Diesel (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Para vender uma S10 LTZ 2021 que estava há um ano em nosso estoque, tivemos que precificá-la R$ 20.000 abaixo da tabela Fipe”, afirma Gustavo. “Para carros a diesel, já temos a recomendação de pagar de R$ 20.000 a R$ 30.000 abaixo da tabela na compra.” O problema não está restrito a picapes, destacou Lucas Cunha, também vendedor de uma multimarcas, em Londrina (PR). “SUVs como os Jeep Renegade e Compass a diesel também estão encalhando nas lojas, temos que avaliar bem e, às vezes, até recusar alguns modelos mesmo em caso de troca.”

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