Carro com transmissão automática ou automatizada pega no tranco?
A pressurização do óleo desse tipo de caixa é feita de forma mecânica de acordo com a rotação do motor
![transmissão automatizada transmissão automatizada](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/imotion.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Carro com transmissão automática pega no tranco? E se for a automatizada? – Gabriel Ferreira Veloso, São Luís (MA)
Os veículos equipados com câmbio automático não têm como ser acionados “no tranco”, segundo o jargão de mecaniquês.
No caso de uma falha da bateria, a manobra consiste em um empurrão externo para girar as engrenagens do propulsor e assim dar partida, sem o uso do motor de arranque.
Apesar de não ser recomendada para nenhum tipo de automóvel, já que a manobra é perigosa e pode provocar danos, só é possível executar em carros manuais, com embreagem.
![Ford Mustang cambio](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/qr-707-car-mustang-0706.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quanto às caixas automáticas, sua pressurização de óleo é realizada de forma mecânica, de acordo com a rotação do motor.
Quando o trem de força está desligado, não é possível fazer o acoplamento das marchas.
Já os automatizados de uma só embreagem, segundo a FCA, até conseguiriam ligar no tranco, pois seu funcionamento é muito próximo ao de veículos manuais.
Porém, esse sistema de câmbio em geral usa fluido pressurizado por bombas elétricas para atuar nas engrenagens.
![Raio X do câmbio Tiptronic do Audi RS7 Câmbio Tiptronic automático](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56cca04b0e21630a3e1374f2tiptronic-copy.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se não houver energia na bateria, como ocorre no tipo de falha mais comum nessa situação, o conjunto não consegue acionar a embreagem e engatar a marcha.
Vale ressaltar: ao recorrer ao tranco para ligar um automóvel, é possível provocar danos severos ao catalisador, à transmissão e até o rompimento da correia dentada.