Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Resoluções Ano Novo: Assine por apenas 5,99

Como manter o freio-motor de automáticos em ladeiras, sem frear?

Mesmo sem usar o acelerador e o freio, o veículo automático permanecerá engrenado em descidas íngremes

Por Rodrigo Ribeiro
9 fev 2018, 16h27 • Atualizado em 11 Maio 2021, 11h52
  • Como manter o freio-motor de automáticos em ladeiras, sem frear?
    Vai descer? Carro sempre engatado (Reprodução/Internet)

    Basta reduzir a marcha do câmbio, como é feito em um carro manual.

    Nos modelos sem opção de trocas sequenciais isso é possível ao colocar a alavanca em modo L (de Low) ou nos números – ao selecionar o 3 ou D3, por exemplo, o carro irá trocar as marchas automaticamente até a terceira relação. Isso impede que ele avance para as próximas marchas e otimize o freio-motor. É possível obter um efeito similar acionando o modo Sport.

    Outra alternativa é, nos veículos com essa opção, reduzir a marcha manualmente usando o modo sequencial, na própria alavanca ou nas borboletas do volante.

    O freio-motor é possível mesmo nos carros equipados com o coasting, também chamado de “roda-livre”.

    Esse sistema, que pode ter diferentes nomes de acordo com cada fabricante, permite aproveitar a energia cinética do carro em pisos planos ou declives leves, evitando reacelerações e o consequente aumento do consumo.

    Continua após a publicidade

    “Nesses veículos há diversos sensores que detectam desde a inclinação da carroceria até a posição da alavanca de câmbio. Caso o veículo aumente de velocidade ou o motorista acione o freio, automaticamente a transmissão volta a ser acoplada e muda a marcha para uma inferior, para oferecer freio-motor”, explica Lothar Werninghaus, consultor técnico da Audi.

    Ou seja: em descidas íngremes o veículo sempre ficará “engrenado”, permitindo o freio-motor nessas situações.

    Um ponto importante da chamada “roda-livre” é que ela não é exclusiva dos câmbios robotizados com uma ou duas embreagens. Novas tecnologias permitiram que as caixas automáticas convencionais também ofereçam o sistema.

    A diferença é que, nos carros automáticos, a “roda-livre” não é a mesma coisa que o próprio motorista coloque a alavanca em neutro. Fazer isso, inclusive, danifica o conjunto ao prejudicar a lubrificação de suas partes móveis.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    RESOLUÇÕES ANO NOVO

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    RESOLUÇÕES ANO NOVO

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.