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Controle de portão pode bloquear o travamento do carro?

Teste envolvendo três modelos de controle e três carros diferentes mostra que sim, é possível. Ou seja: cuidado redobrado ao trancar o carro

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h35 - Publicado em 3 fev 2017, 21h07
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  • Um vídeo que circula nas redes sociais e no Youtube mostra um Ford Fiesta que não trava as portas pelo telecomando quando um controle de portão é acionado ao mesmo tempo. Será que é verdade?

    Na falta de um Fiesta, reunimos três carros e aparelhos diferentes para descobrir se, como é dito no vídeo, realmente qualquer controle de portão inibe o travamento das portas. Todos os veículos tinham sistemas de alarme e travamento de fábrica.

    Testamos um controle remoto de portão da Ipec (cuja freqüência é ajustada de maneira analógica), um da PPA (digital) e dois da marca HCS (ambos digitais). Os carros foram um Hyundai Tucson, um Peugeot 208 e um Volkswagen Gol Track.

    O primeiro teste foi com o Tucson. Com as portas destravadas, acionamos o controle remoto de portão da HCS junto do telecomando do veículo e o sul-coreano não reagiu com o travamento das portas. O mesmo aconteceu com outro controle da mesma marca, mas de outro portão. Com controles da Ipec e PPA, porém, houve travamento normal das portas do veículo.

    Já no Peugeot 208, a inibição do travamento das portas foi intermitente entre os dois controle da HCS. Mas as portas foram trancadas normalmente quando com os controles de portão da Ipec e da PPA acionados.

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    Por último, testamos com o Volkswagen Gol. Seja com os controles da HCS ou da Ipec e da PPA acionados, as portas foram trancadas normalmente.

    Esta “falha de segurança” estaria relacionada a uma interferência gerada pelos controles de portão nos sistemas de travamento por telecomando de determinados veículos, que operam em frequência igual ou semelhante.

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    Em outras palavras, ao contrário do que mostra o vídeo que está viralizando nas redes sociais, não é qualquer controle de garagem que funciona – no nosso caso, só os HCS com ajuste de frequência digital. E isso também não funciona com qualquer carro.

    Fenômeno parecido foi bastante noticiado tempos atrás, quando um tipo de equipamento chamado Chapolin começou a ser utilizado por ladrões de automóveis. O princípio de funcionamento é o mesmo: o aparelho interfere na comunicação de sinais entre o controle de travamento e o veículo – algumas variantes conseguem inclusive copiar o código do controle digital.

    De qualquer maneira, fica a dica: acione o travamento sempre bem próximo do carro, e SEMPRE verifique se os avisos sonoros (bipe) ou visuais (luzes de direção piscando) funcionaram. Ou use a chave para travar as portas, como se fazia antigamente. Vai saber se algum amigo do alheio não está de olho no seu veículo…

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    Agradecimentos ao leitor Wagner Morine

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