Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Correio técnico: ainda vale a pena usar compressor em motores?

Ainda há alguma vantagem técnica no uso desse tipo de tecnologia?, pergunta o leitor Gabriel Veloso, de São Luis (MA)

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 4 abr 2019, 07h00 - Publicado em 4 abr 2019, 07h00
Ford EcoSport 1.0 Supercharger
Muito antes de se pensarem em SUV turbo, a Ford fez o EcoSport 1.0 com compressor (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O compressor (supercharger) aumenta o consumo de combustível? Ainda há alguma vantagem técnica no seu uso? – Gabriel Veloso, São Luís (MA)

Na verdade, por permitir que o motor gere mais potência e torque a rotações menores, o compressor reduz o consumo, além de ter uma vantagem técnica – sobretudo com a tecnologia de 48V.

Compressor mecânico ou supercharger de motor.
Acionado por correia, os compressores convencionais são eficientes mesmo em baixas rotações (Divulgação/Ford)

Primeiro, vale lembrar como funciona o compressor, que nada mais é do que um rotor (ou rotores) geralmente movimentado por uma correia e capaz de enviar mais ar aos cilindros, como no turbo.

Continua após a publicidade
compressor elétrico
O compressor elétrico promete revolucionar os motores a combustão (Divulgação/Audi)

A diferença é que, por não precisar de um volume mínimo de gases para funcionar, o compressor entrega uma melhoria de potência a qualquer rotação, sem o atraso inerente do turbocompressor.

Um dos problemas do sistema, porém, era que suas perdas mecânicas e maior ruído o fizeram ser preterido por turbos menores, eficientes mesmo a baixas rotações.

Continua após a publicidade

O que permitiu um retorno do compressor foi a adoção dos sistemas de alta tensão (48V), capazes de alimentar compressores elétricos, que não usam a força do motor e são mais leves e eficientes.

Esse sistema, geralmente usado em associação com o turbo, já é adotado em modelos como o Audi SQ7.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.