Correio Técnico: o desenho dos pneus influi na frenagem dos carros?
O mercado conta com vários modelos de pneus, mas será que existe diferença de desempenho e frenagem, seco e molhado, entre pneus com três e quatro sulcos?
![Teste: pneus remold Na chuva, os pneus remold têm performance inferior](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/teste-comparativo-de-quatro-marcas-de-pneus-remold-pneu-remanufaturado-e-uma-m.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
João Vitor, Atibaia (SP)
Nos pneus, os sulcos têm a função de escoar a água para evitar aquaplanagem e também são responsáveis por garantir a aderência em pista molhada nas curvas e frenagens.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
“Muitos consumidores acham que um pneu com maior quantidade de sulcos é o melhor para o seu carro, porém o projeto de construção de um pneu, leva em consideração diversas variáveis e os sulcos são apenas uma delas”, afirma o gerente de assistência técnica da Continental, Rafael Astolfi.
![Continental SportContact Continental SportContact](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/08/continental-pp-sportcontact-6-product.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além disso, não pense que pneus cheios de sulcos teria somente vantagens. Esse excesso causaria um desgaste acelerado e deixaria o produto muito mais barulhento. A melhor opção parece ser um valor intermediário.