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Teto diferentão? Entenda o que é um carro targa

Tipo de conversível com teto parcialmente removível ganhou fama pela Porsche

Por Da Redação
Atualizado em 26 nov 2023, 19h46 - Publicado em 30 out 2017, 15h13
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  • Porsche 911 Targa 1966
    Nome targa foi criado pela Porsche, mas outras marcas já haviam lançado conversíveis assim antes (Porsche/Divulgação)
    O que é um automóvel targa?

    Heitor Pizzoluto, São Paulo (SP)

    Um veículo targa é um tipo específico de conversível, que tem parte do teto (geralmente rígido) removível, deixando à mostra uma estrutura traseira, a roll bar, que funciona como barra contra capotamentos. Normalmente, a vigia traseira é fixa e feita de vidro.

    É comum confundir os targa com os conversíveis (ou cabriolets) e os roadsters.

    O conversível/cabriolet é qualquer veículo de carroceria aberta, sem teto fixo (ou seja, roadsters e targas em teoria são todos conversíveis). Na prática, hoje utiliza-se o termo em modelos com mais de dois lugares.

    Porsche 911 Targa 1
    Nova geração do 911 Targa foi lançada em 2016 (Porsche/Divulgação)
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    Já o roadster é um tipo específico de conversível. Ele deve ser compacto, ter apenas dois lugares, capô longo e comportamento mais esportivo. O termo é utilizado inclusive para carros sem nenhum teto. E há marcas que os chamam de spyder. 

    O carro targa, por fim, se diferencia principalmente pelo arco estrutural na coluna B e a vigia traseira fixa. Mas não são todos os fabricantes que adotam tal designação.

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    No passado, o primeiro modelo a receber esta nomenclatura foi o Porsche 911 Targa, em 1966. Antes disso, porém, outros modelos já haviam sido lançados nesta configuração de carroceria.

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    O Fiat 1.200 teve uma série limitada apresentada em 1957, que levava a assinatura de Giovanni Michelotti, famoso designer de veículos esportivos produzidos entre as décadas de 1960 e 1970.

    Ferrari F355 Targa 1994
    A F355, uma das Ferrari mais famosas de todos os tempos, teve sua versão targa (Ferrari/Divulgação)

    Outra criação do italiano, o Triumph TR4 seguia este tipo de configuração, assim como o Saab Catherina 1964 e o Toyota Sports 800 1965.

    O nome targa veio da Targa Florio, a famosa prova disputada nas ruas da Sicília na qual a marca alemã acumulou 11 vitórias entre os anos de 1906 a 1977.

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    Além do Porsche 911 Targa, que é vendido até hoje, outros modelos já aderiram ao estilo, como Ferrari F355 GTS (abaixo), Lotus Elise S1, Toyota MR2 e Smart Roadster.

    No Brasil, dois modelos fora de série se destacaram: o Dardo F-1.3, clone do Fiat X 1/9, foi apresentado no Salão do Automóvel de 1978 com um belo design e motor de Fiat 147 Rallye em posição central.

    Na década seguinte, foi a vez do Miura (um dos mais famosos esportivos fora de série nacionais) ter sua versão Targa de 1982 a 1988.

    Dardo F-1.3
    O teto removível era só um dos charmes do Dardo F-1.3 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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