Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Teto diferentão? Entenda o que é um carro targa

Tipo de conversível com teto parcialmente removível ganhou fama pela Porsche

Por Da Redação
Atualizado em 26 nov 2023, 19h46 - Publicado em 30 out 2017, 15h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dardo F-1.3
    A posição central do motor era novidade entre os carros nacionais  (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Porsche 911 Targa 1966
    Nome targa foi criado pela Porsche, mas outras marcas já haviam lançado conversíveis assim antes (Porsche/Divulgação)
    O que é um automóvel targa?

    Heitor Pizzoluto, São Paulo (SP)

    Um veículo targa é um tipo específico de conversível, que tem parte do teto (geralmente rígido) removível, deixando à mostra uma estrutura traseira, a roll bar, que funciona como barra contra capotamentos. Normalmente, a vigia traseira é fixa e feita de vidro.

    É comum confundir os targa com os conversíveis (ou cabriolets) e os roadsters.

    Continua após a publicidade

    O conversível/cabriolet é qualquer veículo de carroceria aberta, sem teto fixo (ou seja, roadsters e targas em teoria são todos conversíveis). Na prática, hoje utiliza-se o termo em modelos com mais de dois lugares.

    Porsche 911 Targa 1
    Nova geração do 911 Targa foi lançada em 2016 (Porsche/Divulgação)

    Já o roadster é um tipo específico de conversível. Ele deve ser compacto, ter apenas dois lugares, capô longo e comportamento mais esportivo. O termo é utilizado inclusive para carros sem nenhum teto. E há marcas que os chamam de spyder. 

    O carro targa, por fim, se diferencia principalmente pelo arco estrutural na coluna B e a vigia traseira fixa. Mas não são todos os fabricantes que adotam tal designação.

    Compartilhe essa matéria via:

    No passado, o primeiro modelo a receber esta nomenclatura foi o Porsche 911 Targa, em 1966. Antes disso, porém, outros modelos já haviam sido lançados nesta configuração de carroceria.

    O Fiat 1.200 teve uma série limitada apresentada em 1957, que levava a assinatura de Giovanni Michelotti, famoso designer de veículos esportivos produzidos entre as décadas de 1960 e 1970.

    Ferrari F355 Targa 1994
    A F355, uma das Ferrari mais famosas de todos os tempos, teve sua versão targa (Ferrari/Divulgação)

    Outra criação do italiano, o Triumph TR4 seguia este tipo de configuração, assim como o Saab Catherina 1964 e o Toyota Sports 800 1965.

    O nome targa veio da Targa Florio, a famosa prova disputada nas ruas da Sicília na qual a marca alemã acumulou 11 vitórias entre os anos de 1906 a 1977.

    Além do Porsche 911 Targa, que é vendido até hoje, outros modelos já aderiram ao estilo, como Ferrari F355 GTS (abaixo), Lotus Elise S1, Toyota MR2 e Smart Roadster.

    No Brasil, dois modelos fora de série se destacaram: o Dardo F-1.3, clone do Fiat X 1/9, foi apresentado no Salão do Automóvel de 1978 com um belo design e motor de Fiat 147 Rallye em posição central.

    Na década seguinte, foi a vez do Miura (um dos mais famosos esportivos fora de série nacionais) ter sua versão Targa de 1982 a 1988.

    Dardo F-1.3
    O teto removível era só um dos charmes do Dardo F-1.3 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.