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Correio técnico: por que a gasolina e o etanol não são puros?

É uma saída para baixar o preço do combustível e a sua produção naturalmente já resulta em um volume de até 5% de água

Por Da Redação
Atualizado em 11 Maio 2021, 16h22 - Publicado em 1 ago 2018, 19h19
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    A edição de etanol à gasolina começou nos anos 70 (Acervo/Quatro Rodas)

    Por que a gasolina brasileira tem etanol anidro e o etanol vendido nos postos é misturado com água? Os carros teriam um rendimento melhor se usassem etanol anidro? – José Debon, por e-mail

    O principal motivo para a gasolina ter etanol e o etanol, água, é um só: custo.

    “Adicionar etanol à gasolina é uma saída para baixar o preço do combustível e substituir o chumbo tetraetila como agente para aumentar a octanagem”, afirma Francisco Nigro, conselheiro da SAE Brasil.

    Atualmente no Brasil a gasolina comum pode ter até 27% de etanol em sua composição. Nas gasolinas de alta performance (Petrobras Podium, Shell Racing e Ipiranga Octapro) esse índice cai para 25%.

    Já o etanol combustível é hidratado porque seu processo de produção naturalmente resulta em um volume de até 5% de água.

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    Frasco com etanol no Laboratório de Análise do CTC
    A adição de água não altera o visual do etanol adulterado (Acervo/Quatro Rodas)

    Transformar esse combustível em etanol anidro (que tem menos de 0,3% de H₂O) exige um processo de refino extra, que torna o combustível mais caro.

    “A razão técnica do etanol misturado à gasolina ser anidro é para impedir a separação da água no combustível (fenômeno possível em misturas de diferentes substâncias). Por ser mais puro, porém, o anidro deixaria o motor com rendimento melhor”, diz Nigro.

    Dificuldade de homologação

    Longa Duração: Renault Kwid
    O tanquinho de partida a frio (ou sistemas auxiliares de pré-aquecimento) é necessário quando o motor queima etanol puro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Ainda que tenha um baixo percentual de água em sua composição, o etanol hidratado usado como combustível no Brasil é considerado puro e, por isso, é chamado de E100.

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    Isso, somado ao fato da nossa gasolina não ser pura (E27), acaba prejudicando a adaptação de veículos importados ao mercado nacional.

    Em regiões como Estados Unidos e Europa a gasolina é pura, o que possibilita um rendimento melhor do motor, resultando em um menor consumo de combustível.

    Nestes mesmos lugares também é possível encontrar etanol, mas lá o biocombustível possui 15% de gasolina misturado (E85).

    Isso elimina a necessidade de sistemas para auxiliar a partida a frio, pois facilita a pulverização do combustível em baixas temperaturas.

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