Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Correio Técnico: por que alguns carros têm dois botões no porta-malas?

Conceito é mais comum em modelos com chave presencial e visa a facilitar a vida do motorista

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 out 2021, 15h06 - Publicado em 21 jan 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tampa Porta-Malas Toyota Prius
    No Prius o botão da esquerda abre o porta-malas e o da direita tranca o carro (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    Por que alguns carros têm dois botões na tampa do porta-malas? Marco Galvão, Porto Alegre (RS)

    Um é para abrir a tampa, o outro é para trancar o carro. Esse comando extra equipa apenas os modelos dotados de chave presencial.

    Seu objetivo é permitir que o motorista tranque o carro após fechar o compartimento sem precisar tirar a chave do bolso ou ir até uma das portas.

    Mais comum são os modelos que possuem um botão no controle/chave dedicado a abrir o porta-malas. Ao acioná-lo, somente o compartimento de bagagem é destrancado, e a tampa volta a ficar trancada junto do resto do carro ao ser fechada.

    Em sedãs, isso pode ser útil para liberar o acesso de alguém ao porta-malas sem possibilitar a entrada na cabine.

    Continua após a publicidade

    Vale lembrar que veículos com chave presencial possuem sensores no habitáculo que impedem que o motorista tranque o automóvel com a chave dentro.

    Duas travas

    Tampa do porta-malas aberto da perua 206 SW 1.6 16V Feline, da Peugeot.
    No 206 SW um botão abria o porta-malas e o outro, o vidro (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Alguns modelos, sobretudo SUVs, também possuem dois botões no porta-malas, mas por um motivo completamente distinto.

    Continua após a publicidade

    Em carros como o antigo Hyundai Tucson e Peugeot 206/207 SW é possível abrir somente a vigia para colocar objetos no compartimento de carga.

    As fabricantes argumentam que esse sistema dá praticidade para pegar malas pequenas e leves no veículo em locais apertados.

    Como normalmente a tampa do porta-malas destes modelos exige um bom espaço atrás para sua abertura completa, abrir só o vidro permite acessar o compartimento com o carro estacionado próximo a uma parede, por exemplo.

    Continua após a publicidade

    Essa solução, entretanto, está caindo em desuso, a ponto de marcas como a BMW cogitarem tirar isso de suas peruas. No caso da marca alemã, a alegação é que seus proprietários chegam a esquecer que seus veículos contam com esse recurso.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.