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Correio Técnico: por que carga rápida de carro elétrico nunca atinge 100%?

Entenda a razão de os carregamentos rápidos em automóveis elétricos ficarem sempre restritos a 80% da capacidade da bateria

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 17h10 - Publicado em 11 mar 2019, 07h00
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  • recarga
    A carga rápida está lentamente crescendo no Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Por que a carga rápida de automóveis elétricos é veloz somente até atingir os 80%? Bianca Casarini, Florianópolis (SC)

    É para proteger as baterias de íon-lítio. Para se ter uma ideia, é como tentar encher um copo com uma torneira de alta pressão sem derrubar nenhuma gota de água para fora.

    O funcionamento básico dos carregadores é o mesmo, independentemente se ele é convencional ou rápido, e isso inclui a velocidade de recarga variável.

    Baterias de íon-lítio geram muito calor, algo que foi resolvido pelos cientistas
    A maioria dos veículos elétricos, como o I-Pace, têm refrigeração independente para as baterias (Divulgação/Jaguar)
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    O sistema aumenta a corrente elétrica aos poucos até um limite pré-programado, e o mantém pela maior parte do tempo.

    No entanto, quando ele se aproxima da capacidade máxima (geralmente próximo dos 80%), o controlador passa a reduzir gradualmente a quantidade de energia que vai para o acumulador para evitar danos nas baterias.

    BMW i3 Rio de Janeiro São Paulo (10)
    Os carregadores rápidos “conversam” com o carro para manter o controle de carga e temperatura (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    O motivo é que o íon-lítio requer mais corrente para armazenar eletricidade quando está próximo de sua capacidade máxima.

    Como isso pode gerar sobrecarga – algo crítico nesse tipo de bateria –, um sistema de proteção reduz o fluxo de energia, aumentando o tempo necessário para chegar a 100%.

    Esquenta e esfria

    Outra limitação do processo de recarga rápida é o aquecimento dos fios. Por isso, empresas já desenvolveram até aparelhos com refrigeração dos cabos por líquido.

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    As baterias também se aquecem no processo, e podem até acionar o ar-condicionado do carro (ou um climatizador próprio) para manter as células em uma temperatura adequada.

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