Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Correio Técnico: por que motor turbo precisa de mais óleo?

Exigências específicas do turbocompressor fazem com que quantidade e tipo de óleo precisem ser revistos

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 17h12 - Publicado em 21 out 2019, 07h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Motor Turbo Acervo QR
    Junto com o turbo sempre virá mais óleo (Acervo/Quatro Rodas)

    Por que motores turbo precisam de mais óleo? Aline Maia, São Paulo (SP)

    Porque eles geram mais calor e possuem um circuito de lubrificação maior. A diferença do reservatório abastecido das versões aspirada e turbo do motor da Volkswagen EA211 1.0, por exemplo, chega a 700 ml extras para a variante sobrealimentada.

    O principal motivo para a variação é que o turbocompressor usa o óleo para sustentar, lubrificar e resfriar a árvore que une a turbina e o compressor.

    Além disso, a maior potência específica dos motores turbo também aumenta a temperatura do lubrificante, exigindo um radiador específico.

    Segundo a fabricante de turbos americana BorgWarner, essa é “uma característica definida pelas montadoras que desenvolvem soluções diferentes de acordo com a sua estratégia de powertrain”.

    Continua após a publicidade

    Nossa, que fino

    Troca de óleo
    O óleo do motor turbo tem características específicas (Reprodução/Quatro Rodas)

    Outra característica de muitos motores turbos é usar óleo menos viscoso, ou “mais fino”.

    Isso permite que o fluido ofereça a menor resistência possível à árvore do turbocompressor, reduzindo as perdas mecânicas.

    Continua após a publicidade

    Esses óleos também possuem maior resistência à alta temperatura, para evitar a coqueificação — quando o óleo parado ao redor da árvore esquenta a ponto de “cozinhar”, perdendo suas propriedades.

    Antigamente alguns carros preparados contavam até com um reservatório de óleo à parte, exclusivo para o turbo. Esse recurso, porém, foi deixado de lado em nome de um gerenciamento mais refinado e preciso da lubrificação e refrigeração do motor.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.