Correio Técnico: Qual é o melhor método para fazer o balanceamento?
Balanceamento com pneus instalados em uma máquina é mais comum nas oficinas
![Balanceamento 1](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/06/balanceamento-1-e1560904960911.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É melhor balancear o pneu com a roda instalada no carro ou na máquina? – Wagner Ribeiro, São Paulo (SP)
Não há diferença entre os processos. O balanceamento com os pneus instalados em uma máquina, porém, é mais comum nas oficinas.
“O importante é fazer o serviço a cada 5.000 km, quando o carro cai em um buraco profundo e/ou quando o motorista sentir uma vibração no volante”, explica Felipe Zacarias, piloto de teste da Goodyear.
![Balanceamento do pneu esportivo da loja Roadstone Pneus.](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/06/balanceamento-do-pneu-esportivo-da-loja-roadstone-pneus.-e1560905066715.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ambos os métodos servem para medir e igualar o peso do conjunto roda e pneu ao longo de todo o perímetro da circunferência.
O sistema de balanceamento no local, porém, exige que a roda seja instalada sempre nos mesmos furos do cubo cada vez que for removida, ao contrário do processo feito na máquina.
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