Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine por apenas 7,99

Correio Técnico: quando devo trocar as pastilhas de freio?

Tenho um Jeep Compass 21/22. Na última revisão, de 36.000 km, eles disseram que eu teria de trocar as pastilhas de freio! É necessário?

Por João Vitor Ferreira
12 abr 2025, 12h00 • Atualizado em 12 abr 2025, 12h03
Pastilha de freios COmpass
Pastilhas: quando gasta, tem que trocar (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
  • Tenho um Jeep Compass 21/22. Na última revisão, de 36.000 km, eles disseram que eu teria de trocar as pastilhas de freio! É necessário? Carlos Alberto Barretto de Carvalho, Rio de Janeiro (RJ)

    No caso das pastilhas de freio, é difícil determinar uma vida útil específica. Tanto é que a Jeep não divulga uma quilometragem fixa para a troca. De acordo com a marca, as pastilhas do Compass são substituídas “caso a espessura útil das pastilhas seja menor do que 5 mm”. Essa informação você pode encontrar também no Manual do Proprietário do carro.

    Segundo o engenheiro Leonardo Felix Borim, Gerente de Testes para os sistemas de freios da Continental Automotive, existem três fatores que  determinam o nível de desgaste do freio: o estilo de condução do motorista, as cargas usualmente aplicadas e as condições de tráfego. Nosso Jeep Compass de Longa Duração só trocou as pastilhas aos 60.000 km.

    Porém, o mais importante é como a concessionária apresenta as pastilhas trocadas. Você tem o direito de pedir para ver. A equipe mecânica também tem que mostrar o desgaste da peça. Para isso usa-se um instrumento de medição chamado paquímetro.

    Publicidade