Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Defeitos no Ford New Fiesta

Autorizadas definem trepidação no câmbio Powershift e porta que abre sem disparar alarme como características do modelo

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 22 abr 2021, 22h55 - Publicado em 4 dez 2014, 16h21

auto-defesa auto-defesa

Parece que o excesso de ruídos é uma característica comum a transmissões automatizadas de dupla embreagem. Foi assim com o DSG dos Audi A1 e dos VW Jetta e Golf, está sendo assim com o Powershift da Ford. Recebemos 23 comunicações de donos de veículos da Ford equipados com essa transmissão (20 só do New Fiesta), reclamando de barulho e trepidação no câmbio.

“Aos 7 000 km, meu Fiesta 1.6 2013 começou a trepidar nas trocas de marcha. Levei-o seis vezes à

concessionária e eles não conseguiram resolver”, diz o técnico em eletrônica Rodrigo Ribeiro Foltran, de Osasco (SP). “Só explicaram que se trata de uma característica de projeto do veículo.”

A dificuldade de eliminar os defeitos acaba deixando alguns motoristas até meses sem usar o veículo, como está acontecendo com o empresário Augusto César Brighenti, de Belo Horizonte (MG). “Estou sem meu Fiesta desde junho deste ano, quando comecei a perceber um barulho e uma trepidação em retomadas perto das 2 000 rpm e em baixas velocidades”, explica.

Continua após a publicidade

Outra crítica é em relação ao funcionamento do alarme, que pode não disparar quando as portas ou a tampa do porta-malas são abertas com o sistema ativado. Encontramos mais de 50 casos de proprietários de Fiesta (e seis de EcoSport) que tiveram seus carros arrombados ou que utilizaram uma chave de fenda para destravar a fechadura sem que o antifurto disparasse.

O engenheiro Vinícius Costa Carvalho, de Belo Horizonte (MG), chegou até a postar no YouTube um vídeo de câmera de segurança mostrando o estepe de seu Fiesta sendo furtado. “Dá para ver a porta e o porta-malas sendo abertos sem o alarme acionar”, diz. Segundo os donos, as autorizadas dizem que, se alguém conseguir abrir a fechadura da porta, o alarme não vai disparar.

O POVO RECLAMA

“Com seis meses de uso, o carro começou a trepidar na troca das marchas. Na concessionária, alegaram que era porque as engrenagens ainda estavam ‘verdes’.” Daniele Motta, Contadora, Macaé (RJ)

Continua após a publicidade

“Meu Fiesta desarma o alarme ao girar a fechadura da porta, independentemente de ser uma chave ou não. A autorizada disse que isso é do projeto do carro.” Leandro Rodrigues, analista de sistemas, Belo Horizonte (MG)

RESPOSTA

Sobre o alarme, a Ford diz que nenhuma falha foi constatada até o momento. Em relação ao câmbio Powershift, a empresa solicita que os “clientes procurem a rede de distribuidores da marca para análise de cada caso.”

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.