Proprietários de Renault Kwid fabricados entre 2017 e 2019 relatam problemas com a fixação da coluna da direção. O motorista Diogo Souza da Silva, de Araruama (RJ), dono de um Kwid Zen 2018, conta que já sabia do problema, por meio do relato de um amigo, quando aconteceu em seu próprio carro.
“Após a direção do Kwid do meu amigo cair no colo dele, eu fiquei atento e, passado algum tempo, a direção do meu carro caiu também”, diz. “Só consegui resolver após divulgar o caso em um programa de TV”, afirma.
Nem sempre pedir a inspeção do componente na concessionária, assim que a coluna de direção começa com os rangidos, evita que a peça se desprenda do suporte, como revela o engenheiro agrônomo Luis Carlos Cortez, de Valença do Piauí (PI), dono de um Kwid Intense 2018.
“Após a revisão de 10.000 quilômetros, disseram que seria preciso trocar a caixa de direção, mas eu podia rodar tranquilo”, conta. “Mas, quando estava com minha família, e o carro já estava com cerca de 19.800 quilômetros rodados, perdi o controle após a direção cair no meu colo e só parei após bater no meio fio”, lembra. Segundo ele, depois do acidente, demoraram mais um mês para consertar o problema que eles sabiam desde a primeira revisão e agora estão alegando na Justiça falta de provas de que a falha existe”, diz Luis.
Há proprietários que preferem fazer o reparo fora da concessionária, de forma mais reforçada, como relata o motorista de aplicativo Francisco Dorgival Alves, de Brasília (DF), dono de um Kwid Intense 2017. “Preferi procurar um mecânico de confiança e pagar R$ 1.500 para fazer um reforço com peças mais resistentes.”
Procurada, a Renault informou que os clientes Arnaldo (que pediu para não ser identificado), Francisco Dorgival Pereira Alvez, Diogo Souza da Silva e Enzo Bornhausen de Almeida tiveram seus veículos reparados em garantia, e o mesmo ocorreu com Luis Carlos dos Anjos, que moveu ação judicial contra a Renault em maio de 2019, que foi julgada improcedente. “Ou seja: com resultado favorável a Renault”, acrescentou a empresa.
O povo reclama
“A direção do meu carro está fazendo barulho e na concessionária disseram que não tem problema. Mas estou receoso porque percebo que existe alguma peça solta dentro do painel. ”
Enzo Bornhausen de Almeida, fisioterapeuta, São Paulo (SP), dono de um Kwid Zen 2019
“O defeito mais grave do Kwid é a quebra da chapa metálica que segura a barra de direção, e faz o volante cair no colo do motorista. A Renault fez o reforço na linha de montagem. Mas não anunciou recall para os Kwid produzidos anteriormente. Como é um defeito oculto, o conserto é garantido, independentemente da garantia.”
Relato de um proprietário de Recife (PE), que pediu para não ser identificado