Ao ler o manual de um Ford Fiesta, vi que ele indica pressões bem distantes para os pneus da frente (33 libras) e de trás (26). Por que essa diferença tão grande? – Daniel Petry, Porto Alegre (RS).
A Ford explica que essa diferença é necessária para se chegar à combinação adequada entre conforto e estabilidade para as características desse veículo, além de também buscar um equilíbrio com outros atributos, como ruído e consumo de combustível.
LEIA MAIS:
>> Por que os motores flex grilam quando usam gasolina?
>> Encher o tanque além do clique da bomba pode ser prejudicial?
>> Aprendendo a ouvir o que o seu carro fala
Para compor essa equação, também é levado em consideração o peso distinto entre o eixo dianteiro (que suporta o maior peso do conjunto motor/transmissão) e o traseiro, e até se o modelo é equipado com câmbio manual ou automático.
Apesar de uma parte significativa das marcas manterem calibragens idênticas para os pneus dianteiros e traseiros, não é só a Ford que adota pressões diferentes. A Honda recomenda para o HR-V 32 libras na frente e 30 libras atrás.