Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

É possível converter um carro híbrido plug-in a gasolina para flex?

A transformação é complexa e pode não valer a pena tanto pelo custo quanto pelas opções de modelos híbridos flex que já temos e que teremos no Brasil

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 24 ago 2024, 11h56 - Publicado em 24 ago 2024, 07h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • É possível converter um carro híbrido plug-in a gasolina para flex híbrido plug-in? Valeria a pena?  Maurício Silveira Leite, Cotia (SP)

    Trata-se de uma mudança muito complexa, de acordo com o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil. “O mapeamento das variantes de misturas de combustíveis com os efeitos de eletrificação, principalmente na fase fria, demandam muito trabalho de calibração e mapas flex para diferenciar um do outro”, afirma.

    Segundo Erwin, adaptações que surgiram no início dos anos 2000, para transformar carros a gasolina em flex, já eram uma adequação que somente alguns carros aceitaram. Porém, os projetos mais novos e sofisticados, com sistema de injeção direta, turbo, comandos variáveis e transmissão automática, não toleram essas modificações.

    Haval H6 GT
    Haval H6 GT é um bom exemplo de carro com o sistema híbrido Plug-in movido a eletricidade e gasolina (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Durante o Fórum Direções, promovido por QUATRO RODAS na última terça-feira (20) foi discutida a importância do lançamento de modelos híbridos flex no Brasil e as principais marcas já garantem o desenvolvimento dessa tecnologia. Inclusive já temos modelos da Toyota e Caoa Chery com motorização híbrida flex a venda no Brasil.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.