Poliana Araújo Matos, São Paulo (SP)
Segundo a NGK, existem diversos níveis de falsificação no mercado. Em relação ao aspecto visual do produto, as velas que não são originais podem apresentar falhas na gravação do código de identificação presente na cerâmica. Além disso, as suas arruelas de vedação (gaxetas) podem ser facilmente desrosqueadas em alguns casos.
Entretanto, há inconformidades que visualmente são difíceis de identificar na comparação com produtos originais. Nessas situações, é necessária uma avaliação técnica mais aprofundada do produto.
Em compras de peças realizadas pela internet, a recomendação é de que o consumidor pesquise sobre a procedência do produto e a reputação do vendedor.
Outro cuidado é observar se há o fornecimento da nota fiscal de venda, item obrigatório no Brasil, além de avaliar o preço pelo qual a peça está sendo oferecida. Afinal, produtos com preços muito abaixo dos praticados no mercado podem indicar algum problema na procedência.
A NGK ressalta ainda que suas velas originais são produzidas seguindo padrões internacionais de qualidade, algo que não ocorre com peças falsas.