Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

Em época de chuvas, pneus mais largos favorecem a aquaplanagem?

Qualquer pneu pode aquaplanar, uns mais e outros menos; veja o que fazer em caso de aquaplanagem

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 30 mar 2024, 10h00 - Publicado em 30 mar 2024, 10h00
Aquaplanagem
A velocidade colabora para o veículo aquaplanar (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Por que veículos com pneus mais largos têm mais facilidade em aquaplanar?

Sérgio Ramos, São Paulo (SP)

Pneus mais largos, por conta da área de contato maior com o solo, têm maior dificuldade de romper a lâmina d’água formada nas vias durante as chuvas.

De acordo com o engenheiro Hugo Terazaki, da Dunlop, isso acontece porque quanto maior a superfície de contato do pneu com a lâmina d’água, menor é a pressão exercida, o que faz com que o pneu flutue sobre a lâmina, em vez de rompê-la e permitir que o conjunto tenha contato direto com o solo e mantenha a dirigibilidade do veículo.

“A aquaplanagem ocorre com ainda mais facilidade se a banda de rodagem estiver desgastada acima dos 70% da espessura original”, adverte o especialista.

Continua após a publicidade

O que fazer em caso de aquaplanagem?

Esse fenômeno se dá em pista molhada, quando o carro está em alta velocidade e forma-se uma película de água entre o pneu e o asfalto. Nessa condição, é possível virar a direção para os lados e ainda assim o carro seguir em frente, sem controle.

Mantenha a calma e não freie com força ou gire o volante, pois o veículo pode ganhar aderência de repente, perder o controle e rodar.

Mantenha as rodas retas, tire o pé do acelerador de forma gradual e deixe o veículo em linha reta até que ele saia da região com maior volume de água, deixando o veículo perder velocidade aos poucos com a resistência da água.

Continua após a publicidade
Pista Pirelli
Na pista alagável,
o volume de água pode ser controlado em 1 e 10 mm (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mova o volante delicadamente para saber quando o os pneus recuperaram o contato com o asfalto e reduza a velocidade.

É possível sentir quando a pista está propícia à aquaplanagem: nota-se uma grande resistência da água contra os pneus.

Isso ocorre quando passamos sobre uma poça de água, por exemplo. No caso, é preciso reduzir a velocidade para que os pneus possam drenar melhor a água da pista.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo - Anual

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo - Anual

Quatro Rodas todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup