Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Posso estacionar com a alavanca em P sem acionar o freio de mão?

Além dos riscos de danos mecânicos, o costume pode gerar situações perigosas

Por Redação
30 jun 2016, 18h41 • Atualizado em 14 ago 2021, 18h47
  • Câmbio automático em posição P

    Morei nos Estados Unidos e notei que ninguém usa o freio de mão em carros automáticos. Apenas deixam a alavanca no P. Isso acarreta algum problema? – Raphael Rocha, por e-mail.

    Imobilizar um carro automático somente posicionando a alavanca do câmbio em P (Parking) não é uma boa prática. Nessa posição, todo o peso do automóvel fica apoiado na trava do câmbio, que não foi projetada para esse fim. Se o veículo for forçado para a frente ou para trás (caso de uma batida ou se estiver estacionado numa ladeira), a trava poderá ser danificada com o tempo.

    Siga

    O correto é primeiro acionar o freio de estacionamento e depois colocar a alavanca na posição P. Assim, garante-se a imobilização do automóvel sem forçar o sistema de transmissão.

    Nos EUA, onde tal prática é difundida, o assunto veio à tona devido à polêmica envolvendo a alavanca de câmbio de alguns modelos Jeep, como o Grand Cherokee. Neles, a alavanca foi substituída por um joystick que, mesmo quando acionado com toques para a frente e para trás, fica na mesma posição – não há trilho.

    Continua após a publicidade

    Alavanca de câmbio do Jeep Grand Cherokee

    Como resultado, alguns usuários se enganaram e deixaram seus veículos na posição N ao invés da P. Por causa do costume de não se acionar o freio de mão, houve casos de veículos se movendo após serem estacionados.

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.