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Etanol agride mais bicos e bombas de motores com injeção direta?

A questão não é o etanol, mas a água misturada nele: os componentes dos motores precisam lidar com essa adversidade

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 16 mar 2024, 19h21 - Publicado em 17 dez 2023, 05h00
Ford Focus Sedan
Motor gera 178 cv de potência | Leia mais (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Por que o etanol agride mais os bicos injetores e a bomba de alta pressão na injeção direta?

Luis Alfredo, Jaboticabal (SP)

O etanol no Brasil permite que haja até 7,5% de água na sua composição, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e isso não ocorre com a gasolina, mesmo com os 27% de álcool anidro na sua formulação.

De acordo com o engenheiro Fábio Ferreira, diretor de produtos da Bosch, essa característica exige que os componentes sejam desenvolvidos e aplicados de forma especial, pois a água pode causar desgaste prematuro ou corrosão. Dessa forma, isso fica mais crítico para as altas pressões de trabalho dos motores a injeção direta.

Motor-GSE-T3-1.0-Turbo INJEÇÃO DIRETA
Posição do injetor de combustível (Divulgação/Fiat)

“Assim, somente componentes liberados para esse combustível devem ser usados nos motores”, afirma. Vale destacar ainda que existe adulteração de combustíveis, o que pode levar a um teor maior de água que o permitido ou até mesmo misturas com outros agentes que agridem os materiais, podendo gerar falhas.

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Motores com injeção direta ou a diesel têm mais problemas de carbonização?

José Luiz Salvador, por e-mail

Na verdade, os veículos com injeção direta (incluindo todos os motores a diesel modernos) possuem menos tendência à carbonização das válvulas. Nesses sistemas, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão e não passa pelas válvulas de admissão.

A maneira mais eficaz de prevenir a carbonização das válvulas é manter a manutenção em dia, trocar filtros e óleo de motor sempre dentro do prazo e utilizar o mesmo grau de viscosidade e qualidade (API) recomendado pelo fabricante.

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O preço do desleixo

Troca de óleo
O uso do óleo correto é essencial para a durabilidade de qualquer motor (Reprodução/Quatro Rodas)

A carbonização das válvulas pode ocorrer de duas maneiras. A mais comum é o acúmulo de resíduos provenientes do combustível não queimado.

Esse é o tipo do qual os motores de injeção direta estão quase imunes, pois o líquido vaporizado não passa pela válvula antes de entrar no cilindro.

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Outra situação é quando o óleo escorre pelo retentor da válvula ou se acumula a partir do excesso de vapor na recirculação. Essa situação é muito comum quando o proprietário se descuida da manutenção ou opta por um óleo mais barato (e fora da especificação recomendada).

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