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Existe pedágio automático vinculado ao motorista e não ao carro?

Hoje, sistema usado em pedágios obriga que cada carro tenha sua própria tag de pegádio

Por Leonardo Barboza
17 jan 2022, 02h00
Sem Parar
Cada carro deve ter sua própria tag  (Divulgação/Quatro Rodas)
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Trabalho numa empresa em que cada dia estou com um carro diferente. Gostaria de saber se existe algum sistema de cobrança automática de pedágio vinculado ao CPF do motorista e não à placa do veículo. – Jorge Ribeiro, Taubaté (SP) 

Nós também temos esse problema aqui na QUATRO RODAS, com os carros de teste, e desconhecemos um sistema que pudesse ser usado em diferentes veículos.

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Consultamos a empresa Sem Parar, que nos informou não ter uma solução que englobe somente o CPF. O ideal, segundo a empresa, é que todos os carros da frota tenham sua própria tag. E aí caberia à sua empresa identificar quem estava usando o carro no momento. 

Como funciona o pedágio automático?

Acontece que a tecnologia usada hoje, com chips que “rebatem” sua própria radiofrequência às antenas instaladas no alto do pedágio cruza a “identidade” do chip com a placa do carro. É como se a antena transmitisse um sinal, que é refletido pelo chip transmitindo sua própria radiofrequência.

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No passado, estes sistemas eram baseados em transmissores instalados em caixinhas e alimentados por uma bateria. Nessa época, sim, era possível usar a “caixinha” em outros carros.

Hoje as informações do chip colado no painel são processadas em instantes, abrindo a cancela. Ao mesmo tempo, registra-se data, horário, praça e o custo do pedágio para depois ser cobrado do motorista.

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