Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Férias: dez cuidados nas viagens de carro com crianças

Viajar com crianças é sempre um desafio, mas seguindo essas dicas a estrada ficará mais prazerosa, divertida e segura

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h32 - Publicado em 23 dez 2016, 14h21
Viagem de carro com crianças
 (Acervo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

1 – Alimentação segura

Até os 3 anos de idade, evite dar comida à criança no veículo. Com o movimento, ela pode se engasgar e sentir enjoos. O recomendável é fazer uma refeição leve antes de sair e realizar breves paradas a cada três horas, para alimentação e ida ao banheiro.

2 – Banco traseiro

Fora casos excepcionais (veículos que tenham apenas bancos na frente, como picapes de cabine simples), a legislação nacional determina que as crianças com menos de 10 anos devem ser transportadas no banco de trás. Se for transportá-las no banco dianteiro utilizando cadeirinha infantil, lembre-se de desativar o airbag do passageiro.

3 – Cadeira de segurança

A ONG Criança Segura, especializada na prevenção de acidentes com crianças e adolescentes, indica o uso de algum dispositivo de retenção (bebê-conforto, cadeira, assento elevatório) até os dez anos ou ao atingir 1,45 m (o que chegar antes). O dispositivo precisa ser certificado e adequado a cada etapa de desenvolvimento.

4 – Assento correto

Os modelos de assentos para cada fase são cadeiras do tipo bebê-conforto ou conversível (de 0 a 13 kg ou aproximadamente 1 ano), cadeira de segurança ( de 9 a 18 kg ou entre 1 e 4 anos), assento elevatório ou “booster” e cinco de três pontos (de 15 a 36 kg ou aproximadamente entre 4 e 10 anos). Acima de 36 kg, com no mínimo 1,45 m de altura e cerca de 10 anos, a criança pode usar apenas o cinto de três pontos do carro.

5 Prenda firmemente a cadeira de segurança

Segundo pesquisa, quatro entre cinco assentos infantis são instalados incorretamente. Fato que aumenta o risco de lesões graves em caso de acidente. Tenha certeza de que o cinto esteja passando nos locais corretos do equipamento. Se possível, dê preferência a utilização de cadeirinhas com fixação Isofix, que é comprovadamente mais segura na retenção. A cadeirinha não deve mover-se mais que 2 cm de um lado para o outro.

Continua após a publicidade

6 Um adulto no banco de trás

É recomendável para que o condutor não se distraia com a criança. Se estiver sozinho, sempre encoste o carro quando for auxiliá-la.

7 Dê água sempre

A quantidade ideal varia conforme a faixa etária. Segundo a Associação Brasileira de Pediatria, os bebês precisam de 700 a 800 ml por dia. Prefira água mineral engarrafada.

8 Controle a temperatura e a luz interna

Nem muito quente, nem muito frio. Use o ar-condicionado entre 23°C e 25 °C. Se for viajar com um bebê, leve uma manta para protegê-lo e, no verão, coloque um para-sol ou cortina no vidro para não incomodá-lo. De qualquer maneira, é recomendável aplicar protetor solar nos pequenos, pois sua pele é mais sensível que a dos adultos.

9 Astral

Procure estabelecer um clima divertido na viagem. Mostre os aspectos da paisagem no trajeto e leve brinquedos ou diversões eletrônicas. Quando a criança está entediada, tende a ficar irritada, o que pode tornar a viagem cansativa.

Continua após a publicidade

10 Cuide da saúde

Previna-se levando medicamentos básicos como analgésico, antisséptico e repelente, entre outros.

 

Farmácia básica de viagem

Abaixo, confira os medicamentos recomendados pela associação Brasileira de Pediatria para você ter no carro em longas viagens:

  • Antialérgicos – para alergia respiratória ou dermatológica
  • Protetor solar – um leve mormaço pode queimar a pele da criança
  • Repelente mosquitos – podem surgir nos trechos de serra
  • Soro fisiológico – pode haver ressecamento dos olhos por causa do ar ou da areia
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.