Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Filtro de ar esportivo aumenta a potência do motor?

Ronco fica mais agressivo e potência aumenta um pouco, mas há riscos de o motor ingerir partículas nocivas

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h37 - Publicado em 29 mar 2017, 17h17
Fitro de ar esportivo da marca K&N
Fitro de ar esportivo: entenda os prós e contras (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O filtro de ar esportivo oferece ganho de ronco e potência, mas também oferece riscos ao motor? – Luiz Henrique Portari, Guarulhos (SP).

É verdade que o ronco aumenta, mas o ganho de potência depende muito de cada caso e costuma ficar abaixo de 3%. A característica básica desses filtros é apresentar menor resistência ao fluxo de ar em altas rotações. Em baixas rotações, seu efeito é desprezível.

Entretanto, em qualquer um dos dois regimes ele pode permitir maior entrada de poluentes sólidos no motor, o que pode danificá-lo. Claro que, se o veículo rodar só em ambientes urbanos, o risco é bem menor do que num carro que trafega em estradas de terra. Afinal, o fabricante do veículo projeta o filtro original para suportar sempre as condições extremas.

Na edição de janeiro de 2005, QUATRO RODAS testou o filtro esportivo da marca K&N, cujo ganho de potência prometido para uma Marea Weekend 2.4 era de 8% a 10%. Após o teste em dinamômetro, o aumento não passou de 1,4%.

Já em novembro de 2008 testamos o filtro Kit Air Cool, que prometia aumento de potência de cerca de 8%. Com um Celta 1.0 flex 2008 abastecido com álcool, a melhoria máxima registrada em dinamômetro foi de 3%.

Continua após a publicidade

Alguns motoristas chegam a retirar o filtro para reduzir a restrição à admissão de ar, porém não usar filtro de ar é nocivo ao motor, que poderá aspirar todo tipo de particulados, como areia ou poeira, que irão se alojar nas bronzinas, nos anéis e outros componentes, podendo danificá-los.

E vale lembrar: ao se colocar um filtro esportivo, que em geral não é recomendado pela montadora, o veículo pode perder a garantia de fábrica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.