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Fragilidade no acabamento incomoda donos dos Chevrolet Onix e Tracker

Proprietários de Onix e Tracker reclamam das constantes quebras do acabamento de plástico no banco do motorista

Por Waldez Carmo Amorim
6 mar 2023, 07h00
Banco Onix
Defeito surge na parte superior do acabamento do banco (Rafael Diego Izac Ferreira/Divulgação)
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As constantes quebras da cobertura do acabamento na lateral do banco do motorista dos Chevrolet Onix e Tracker, código 26250789, têm incomodado os proprietários dos veículos.

O valor da peça, mesmo na concessionária, não é dos mais altos, R$ 46,41 (em São Paulo), além do valor da mão de obra. A falha está na fragilidade do componente, o que resulta nas constantes quebras, como revela o técnico mecatrônico Rafael Diego Izac Ferreira, de Campinas (SP), dono de um Onix 2020. “O acabamento do meu carro quebrou diversas vezes e só trocaram em garantia na primeira vez. Sempre tive de pagar a peça nova”, afirma Rafael.

O assistente administrativo Saulo Henrique Correia, de Maringá (PR), diz que possui um Onix 2014 e um Tracker 2022, na família, que apresentaram o problema. “A lateral do banco dianteiro dos dois carros da minha casa estão trincadas por causa do plástico fino e de má qualidade. A concessionária trocou a peça no Onix, mas a do Tracker eles disseram que iriam analisar e já estou aguardando há mais de dois meses”, conta Saulo.

Onix

Há proprietários que optam por utilizar o banco sem a peça do acabamento, como relata a aposentada Iraci Françoso Martins, do Rio de Janeiro (RJ), dona de um Onix turbo 2020. “Não é questão de mau uso. O banco é estreito e a lateral feita de um plástico de péssima qualidade. O banco do meu carro está no ferro”, afirma Iraci.

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Pesquisando na rede Chevrolet, fomos informados de que existe a orientação da fábrica para não trocar a peça em intervalos menores que 90 dias, após a substituição em garantia pela primeira vez. “A primeira orientação é fazer o laudo e gravar na ordem de serviço buscando sinais de atrito e/ou batidas”, disse o chefe da oficina de uma concessionária de São Paulo. “Se não houver problemas, tente cobrar pelo item e, caso não consiga, vá empurrando a troca do acabamento, diga que não tem a peça em estoque, essas coisas, especialmente se tiver menos de 90 dias desde a troca da peça avariada”, explicou o funcionário.

Consultamos a GM, com tempo hábil para a empresa se manifestar, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta edição.

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Tracker
Chevrolet Tracker (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O povo reclama

“Na revisão de 30.000 km rodados, mostrei a peça quebrada na concessionária e eles disseram que era comum, mas a garantia não cobria. Por fim, paguei R$ 80  para trocarem o acabamento.”

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Maurício Tissot, empresário, Caxias do Sul (RS), dono de um Onix 2020

“Começou a beliscar a roupa sempre que eu desembarcava. Mas não pretendo comprar outra peça, pois vai quebrar de novo e não quero desperdiçar dinheiro com um item que tem defeito.”

Cleber Lopes dos Santos, tecnólogo, Santos (SP), dono de Tracker 2020

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“Percebi que quebrou quando minha roupa enroscava. Na concessionária,  pediram de 15 a
20 dias para trocar em garantia.”

Mateus Berno Hintz, técnico em manutenção, Ijuí (RS), dono de um Onix 2020

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