Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Freios de Journey/ Freemont

Donos de Dodge Journey e Fiat Freemont reclamam de vibração que nem a troca dos discos de freio resolve

Por Waldez Carmo Amorim | Foto Marco de Bari
Atualizado em 22 abr 2021, 15h18 - Publicado em 18 jun 2013, 17h15

auto-defesa auto-defesa

Usar a mesma plataforma em automóveis de marcas diferentes oferece a grande vantagem de reduzir custos, mas esconde um risco: na hipótese de um defeito de fabricação ou projeto, ele será compartilhados por ambos. É a situação de Dodge Journey e Fiat Freemont, que enfrentam reclamações de excesso de vibração nos freios, o que obriga a substituir o conjunto.

É o caso do dentista Adriano Pereira, de Curitiba (PR). “No meu Freemont 2012, os freios trepidam independentemente da velocidade do carro e da pressão no pedal”, afirma Adriano. “Trocaram todo o sistema na dianteira e fizeram um polimento nos discos traseiros. Não adiantou. Substituíram de novo e a falha apareceu pela terceira vez.”

Proprietário de um Journey SXT 2012, o empresário José Carlos da Silva Lopes, de São Paulo (SP), relata que com 19 000 km os freios começaram a vibrar. “Aos 24 000 km, precisaram retificar os discos e trocar as pastilhas”, diz José Carlos. “Quando relatei os inúmeros casos semelhantes que achei na internet, a autorizada disse que a fábrica alegou desgaste natural. Mas vi nos fóruns de discussão que a marca tem feito acordos individuais em troca de os donos não relatarem o problema.”

Vale lembrar que a Dodge já convocou um recall por vibração nos freios dos Journey 2009 e 2010, porém o problema tem afetado modelos 2011 e 2012 e até persistido nas unidades que passaram pelo recall, mesmo após a troca dos discos por duas vezes. O defeito se estende também ao Freemont, que só foi lançado pela Fiat em 2011.

Consultamos ainda nove autorizadas Dodge e Fiat, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e todas disseram conhecer a falha. Uma delas disse que a substituição dos discos não resolve o problema de trepidação. “Não adianta. Tenho clientes que voltaram mais de três vezes para trocar os discos”, diz um atendente de uma autorizada Dodge no Rio.

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“Com 32 000 km, já troquei os discos e pastilhas duas vezes. Agora trocarei de novo, porque direção e pedal de freio estão vibrando outra vez.”

Paulo Henrique Dietrich Junior, Rio de Janeiro (RJ), dono de um Journey 2010

“Quando viajo com meu carro e piso no freio, sinto a direção vibrar. Percebo esse problema desde os 13 000 km.”

Marcelo Luis Thomé, Caxias do Sul (RS), dono de um Freemont 2012

RESPOSTA

A Dodge diz que está contactando os donos ouvidos pela reportagem “para verificar os serviços realizados por sua rede de concessionárias, providenciando, se necessário, as intervenções orientadas”. Já a Fiat afirma que os veículos foram “atendidos e devolvidos ao consumidor em perfeitas condições de uso”.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.