Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Gasolina aditivada é benéfica para motores com injeção direta?

Correio Técnico: as dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS

Por Da Redação
Atualizado em 4 Maio 2021, 10h50 - Publicado em 19 Maio 2017, 19h39
Gasolina
(arquivo/Quatro Rodas)

Os benefícios de limpeza da gasolina aditivada são menores nos motores com injeção direta, já que não há contato do combustível com o coletor e válvulas de admissão? – Leandro Alves dos Reis, Goiânia (GO).

Muitas vezes confundida com a gasolina premium (que possui octanagem maior), a aditivada é um combustível que recebe aditivos para reduzir e dissolver os resíduos sólidos depositados no sistema de alimentação do motor.

Os benefícios (que não incluem melhor performance ou menor consumo, apenas um menor desgaste a médio-longo prazo) são os mesmos nos motores de injeção direta ou indireta.

Como explica Henrique Pereira, engenheiro da SAE Brasil, embora nos motores com injeção direta não exista o contato direto do combustível com o coletor e as válvulas de admissão, os vapores de combustível que retornam pelas válvulas e dutos são responsáveis por formar depósitos na admissão.

Também há o problema dos depósitos que vão se acumulando nas áreas frias, como tanque, filtro, bomba e galeria de combustível, tudo isso antes de chegar ao injetor. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em veículos submetidos a uso severo (que enfrentam congestionamentos em curtos trajetos diários) sua importância seria ainda maior para manter o motor sadio.

Continua após a publicidade

O governo brasileiro, que nunca pareceu muito preocupado com a qualidade de nosso combustível, considera as propriedades de limpeza da gasolina aditivada tão relevantes que estuda introduzir no mercado ainda este ano o aditivo em 100% das gasolinas, como ocorre hoje em vários países do mundo.

Na ponta do lápis, porém, não há consenso na relação entre o quanto o consumidor gasta mais com a aditivada e o quanto ele economiza com a limpeza do motor. Por causa disso, alguns especialistas recomendam que o motorista intercale tanques de gasolina comum (ou etanol, no caso dos flex) com tanques de gasolina aditivada, para evitar um gasto desnecessário.

Se você utiliza há um bom tempo apenas o combustível comum, porém, é bom ter cuidado antes de trocá-lo pela aditivada: nessas situações, se já houver excesso de resíduos, os aditivos podem acabar desprendendo uma grande quantidade de depósitos, entupindo de vez o sistema.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.