Guia de Usados: BMW Série 3 (geração E90)
A quinta geração é uma ótima opção para quem valoriza prazer em dirigir, segurança e status. Mas fique de olho no alto custo de manutenção
Os sedãs da Honda e Toyota já passaram dos R$ 100.000, mas poucos sabem que por metade desse valor já é possível levar para casa um BMW Série 3 de quinta geração, automóvel muito superior em prestígio, segurança e prazer ao volante.
Importado da linha 2006 a 2011, ele tinha estilo menos rebuscado, mantendo o alto padrão tecnológico da marca e o notório comportamento dinâmico, neutro e previsível.
Quem quer aproveitar a dirigibilidade proporcionada pela tração traseira e perfeita distribuição de peso deve optar pelos motores de seis cilindros, com grande reserva de torque e potência.
Para a maioria, o 325i dá conta do recado: seu 2.5 de 218 cv com o câmbio automático Steptronic de seis marchas é páreo para Audi A4 e Mercedes Classe C. É facilmente identificado pelas rodas de aro 17 e pneus 225/45.
Acima, vinha o 330i, nas versões Top e Sport. Seus 3 litros e 258 cv são suficientes para atingir 100 km/h em 6,6 segundos, com máxima limitada a 250 km/h. Tem controle de estabilidade, direção variável Active Steering e rodas de aro 18 com pneus 225/40.
De série, vem com bancos elétricos, subwoofers, pneus run flat (dispensam estepe), ar digital bizona, xenônio, volante multifuncional e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Em 2007, o 335i substituiu o 330i com seu seis cilindros biturbo de 306 cv e 40,8 kgfm, o bastante para ir de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. Já com o pacote esportivo M, o 335i vem com enormes freios a disco ventilados nas rodas aro 18, além de uma suspensão mais rígida.
Tanto o 320i (150 cv) quanto o 318i (136 cv) contentam quem se satisfaz só com o privilégio de ter um BMW, pois falta fôlego ao motor 2.0 para deslocar seus 1.390 kg.
Como todo BMW, o Série 3 exige mão de obra qualificada e ferramentas específicas, por isso é importante ver o histórico de revisões antes da compra.
Outro problema são as peças: muitas autorizadas já não as têm em estoque e, como só trabalham por encomenda, não constumam dar descontos, fazendo com que os donos apelem para importadores independentes.
Onde o bicho pega
Rodas
Elas sofrem muito com o nosso asfalto, especialmente as de aro 18. Devido às altas velocidades atingidas, peça a um especialista que verifique se existem indícios de que as rodas foram avariadas e reformadas.
Pneus
É comum os donos trocarem os modelos run flat por convencionais, mais baratos e duráveis. Se for o caso, certifique-se de que o proprietário anterior providenciou um estepe.
Motor
O modelo 320i apresentou problemas nos retentores de válvulas do cabeçote, o que provoca queima de óleo lubrificante, identificada pela fumaça em marcha lenta. O conserto pode custar até R$ 14.500 na rede autorizada ou R$ 9.000 em oficinas independentes.
Nível do óleo
Outro problema do 320i é o vazamento de óleo pela junta da tampa de válvulas, anéis da bomba de vácuo e flange do sensor de rotação. Uma revisão nesses itens custa cerca de R$ 1.500.
Faróis
O 330i e o 335i podem apresentar falhas no xenônio, causadas por panes na lâmpada principal, reator ou módulo de controle. Verifique também se o recurso direcional está funcionando corretamente.
A voz do dono
Nome: José Flávio Rocha Correa
Idade: 40 anos
Profissão: advogado
Cidade: Piracicaba (SP)
O que eu adoro
“Ele é imbatível na sua classe em conforto, segurança e desempenho. O comportamento dinâmico é irrepreensível e itens como controle de tração e estabilidade garantem diversão sem riscos.”
O que eu odeio
“É muito sensível a problemas elétricos, entre eles as sondas de oxigênio, motor servo do sistema Valvetronic e bobina de ignição. E todas as peças são encontradas nos EUA por 10% do valor cobrado aqui.”
Nós dissemos
AGOSTO de 2010 –“Contra o Audi A4 2.0 TFSI e Mercedes B 180 K, o BMW 320i decepcionou na pista. Foi o pior em todas as provas de aceleração e retomada, e no consumo só conseguiu vencer o C 180 na simulação de trecho rodoviário (14,8 contra 12,1 km/l). (…) Mas nas curvas, o 320i é, de longe, o mais equilibrado.”
Preço médio dos usados (FIPE)
Modelo | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 |
318i | – | – | – | – | – | 61.310 |
320i | 46.490 | 48.256 | 49.920 | 51.710 | 56.403 | 60.066 |
325i | 47.596 | 51.476 | 53.309 | 63.295 | 65.311 | 68.976 |
330i Top | 51.614 | 63.624 | – | – | – | – |
330i Sport | 57.690 | 64.104 | – | – | – | – |
335i | – | 71.304 | 73.309 | 91.098 | 93.871 | 120.115 |
Preço das peças
Original | Paralelo | |
Para-choque (dianteiro) | R$ 4.503 | 2.800 |
Farol (cada um) | R$ 8.456 | R$ 3.800 |
Discos de freio (par) | R$ 1.206 | R$ 1.100 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 1.776 | R$ 1.560 |
Amortecedores (quatro) | R$ 4.560 | R$ 2.600 |