Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Guia de Usados: BMW Série 3 (geração E90)

A quinta geração é uma ótima opção para quem valoriza prazer em dirigir, segurança e status. Mas fique de olho no alto custo de manutenção

Por Felipe Bitu
Atualizado em 10 Maio 2021, 15h54 - Publicado em 25 set 2017, 14h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BMW Série 3 pode ser encontrado por menos de R$ 50.000 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    autowp.ru_bmw_335i_8
    BMW Série 3 pode ser encontrado por menos de R$ 50.000 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Os sedãs da Honda e Toyota já passaram dos R$ 100.000, mas poucos sabem que por metade desse valor já é possível levar para casa um BMW Série 3 de quinta geração, automóvel muito superior em prestígio, segurança e prazer ao volante.

    Importado da linha 2006 a 2011, ele tinha estilo menos rebuscado, mantendo o alto padrão tecnológico da marca e o notório comportamento dinâmico, neutro e previsível.

    Quem quer aproveitar a dirigibilidade proporcionada pela tração traseira e perfeita distribuição de peso deve optar pelos motores de seis cilindros, com grande reserva de torque e potência.

    Para a maioria, o 325i dá conta do recado: seu 2.5 de 218 cv com o câmbio automático Steptronic de seis marchas é páreo para Audi A4 e Mercedes Classe C. É facilmente identificado pelas rodas de aro 17 e pneus 225/45.

    autowp.ru_bmw_335i_sedan_43
    Versões seis cilindros são as mais valorizadas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Acima, vinha o 330i, nas versões Top e Sport. Seus 3 litros e 258 cv são suficientes para atingir 100 km/h em 6,6 segundos, com máxima limitada a 250 km/h. Tem controle de estabilidade, direção variável Active Steering e rodas de aro 18 com pneus 225/40.

    De série, vem com bancos elétricos, subwoofers, pneus run flat (dispensam estepe), ar digital bizona, xenônio, volante multifuncional e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

    Continua após a publicidade

    Em 2007, o 335i substituiu o 330i com seu seis cilindros biturbo de 306 cv e 40,8 kgfm, o bastante para ir de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. Já com o pacote esportivo M, o 335i vem com enormes freios a disco ventilados nas rodas aro 18, além de uma suspensão mais rígida.

    Tanto o 320i (150 cv) quanto o 318i (136 cv) contentam quem se satisfaz só com o privilégio de ter um BMW, pois falta fôlego ao motor 2.0 para deslocar seus 1.390 kg.

    BMW Série 3 335i 2008
    Cabine de um 335i 2008 (Reprodução/Internet)

    Como todo BMW, o Série 3 exige mão de obra qualificada e ferramentas específicas, por isso é importante ver o histórico de revisões antes da compra.

    Outro problema são as peças: muitas autorizadas já não as têm em estoque e, como só trabalham por encomenda, não constumam dar descontos, fazendo com que os donos apelem para importadores independentes.

    Onde o bicho pega

    Rodas

    Continua após a publicidade

    Elas sofrem muito com o nosso asfalto, especialmente as de aro 18. Devido às altas velocidades atingidas, peça a um especialista que verifique se existem indícios de que as rodas foram avariadas e reformadas.

    Pneus

    É comum os donos trocarem os modelos run flat por convencionais, mais baratos e duráveis. Se for o caso, certifique-se de que o proprietário anterior providenciou um estepe.

    Motor

    O modelo 320i apresentou problemas nos retentores de válvulas do cabeçote, o que provoca queima de óleo lubrificante, identificada pela fumaça em marcha lenta. O conserto pode custar até R$ 14.500 na rede autorizada ou R$ 9.000 em oficinas independentes.

    Continua após a publicidade

    Nível do óleo

    Outro problema do 320i é o vazamento de óleo pela junta da tampa de válvulas, anéis da bomba de vácuo e flange do sensor de rotação. Uma revisão nesses itens custa cerca de R$ 1.500.

    Faróis

    O 330i e o 335i podem apresentar falhas no xenônio, causadas por panes na lâmpada principal, reator ou módulo de controle. Verifique também se o recurso direcional está funcionando corretamente.

    A voz do dono

    Nome: José Flávio Rocha Correa

    Continua após a publicidade

    Idade: 40 anos

    Profissão: advogado

    Cidade: Piracicaba (SP)

    O que eu adoro

    “Ele é imbatível na sua classe em conforto, segurança e desempenho. O comportamento dinâmico é irrepreensível e itens como controle de tração e estabilidade garantem diversão sem riscos.”

    Continua após a publicidade

    O que eu odeio

    “É muito sensível a problemas elétricos, entre eles as sondas de oxigênio, motor servo do sistema Valvetronic e bobina de ignição. E todas as peças são encontradas nos EUA por 10% do valor cobrado aqui.”

    Nós dissemos

    AGOSTO de 2010 –Contra o Audi A4 2.0 TFSI e Mercedes B 180 K, o BMW 320i decepcionou na pista. Foi o pior em todas as provas de aceleração e retomada, e no consumo só conseguiu vencer o C 180 na simulação de trecho rodoviário (14,8 contra 12,1 km/l). (…) Mas nas curvas, o 320i é, de longe, o mais equilibrado.”

    Preço médio dos usados (FIPE)

    Modelo 2006 2007 2008 2009 2010 2011
    318i  –  –  –  –  – 61.310
    320i 46.490 48.256 49.920 51.710 56.403 60.066
    325i 47.596 51.476 53.309 63.295 65.311 68.976
    330i Top 51.614 63.624  –  –  –  –
    330i Sport 57.690 64.104  –  –  –  –
    335i  – 71.304 73.309 91.098 93.871 120.115

    Preço das peças

    Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 4.503 2.800
    Farol (cada um) R$ 8.456 R$ 3.800
    Discos de freio (par) R$ 1.206 R$ 1.100
    Pastilhas de freio (jogo) R$ 1.776 R$ 1.560
    Amortecedores (quatro) R$ 4.560 R$ 2.600
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.