Não deve haver melhor teste para ansiolíticos do que, em horário de pico, tentar balizar um carro nas apertadas vagas das cidades brasileiras. Se você sabe bem o que é isso, porém, há boas notícias vindas da Coreia do Sul, onde a Hyundai afirma ter resolvido a equação que faltava para carros virarem as quatro rodas a 90º.
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A tecnologia atende pelo nome de “módulo e-corner”, o que entrega bem a proposta de tratar cada roda como módulos individuais e eliminar os eixos e comandos hidráulicos. Assim, veículos equipados com o e-corner têm quatro conjuntos de esterçamento, suspensão, frenagem e tração completamente próprios.
Isso é possível somente por causa do tamanho dos motores elétricos – que cabem em uma mochila escolar ao mesmo tempo que geram centenas de cavalos de potência. Desse modo, quando as rodas giram, o que se movimenta é todo o módulo, que pode ser desencaixado do veículo.
TUDO JUNTO Tamanho compacto facilita o dimensionamento das caixas de roda. |
OPCIONAIS DIVERSOS Será possível trocar módulos de acordo com tipo de suspensão e freios. |
NOVAS POSSIBILIDADES Espera-se novo patamar de sistemas como vetorização de torque. |
Cada unidade do e-corner é “autossuficiente”, restando ao motorista dirigir normalmente enquanto o carro interpreta seus movimentos no volante e pedais como se fossem controles de videogame. Os comandos são feitos por cabos elétricos, economizando valiosos quilos e simplificando manutenções e melhorias nos automóveis, que poderão trocar seus módulos.
Mais do que estacionamento rápido, o e-corner permitirá substituição de suspensão e freios com a facilidade de trocar uma roda.
Após quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, o e-corner será testado em breve em pequenos veículos elétricos para locomoção em parques ou hospitais, por exemplo.
Como esse é um invento da divisão Hyundai Mobis, especializada na fabricação de peças para várias montadoras, a previsão é que a tecnologia esteja disponível em maior escala a partir de 2025 – não só aos veículos da marca coreana.