Lente de óculos para motoristas evita ofuscamento de faróis de led e xenônio
Dirigir na chuva ou de noite não precisa mais ser um show de luzes com novas lentes de óculos que deixam a visão mais limpa

Usar óculos de grau como acessório pode ter se tornado comum para muitos, se afastando da conotação negativa do passado. Porém, não deixa de ser uma correção para uma limitação. Quem precisa deles sabe como podem atrapalhar quando estamos atrás do volante, sobretudo durante a noite ou em condições de baixa visibilidade, ocasiões em que os reflexos e ofuscamento são mais fortes.
Uma pesquisa da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) revela que 27% dos acidentes nas estradas acontecem das 16 às 20 horas. Além de ser um período de maior movimento, é quando há uma queda gradual da luminosidade, causando perda de percepção.
Sabedora desses problemas, a alemã Zeiss, especialista em equipamentos ópticos, desenvolveu uma lente que promete ajudar os motoristas. Batizada de DriveSafe, segundo a empresa, essa lente possui uma camada antirreflexo para reduzir o ofuscamento, principalmente para lidar com o espectro luminoso emitido pelos faróis de xenônio e led. Veja mais detalhes ao lado.
Ter um par de óculos assim não é barato, porém. Os preços partem de R$ 1.990, subindo de acordo com o índice de refração, podendo custar R$ 3.780, sem incluir outras propriedades. Lentes polarizadas começam em R$ 2.930. E o valor quase dobra no caso de lentes progressivas, que custam a partir de R$ 4.499.
Olhos para enxergar
Lentes especiais podem ajudar os motoristas em situações provocadas por fenômenos naturais da luz, nas quais mesmo
os que não usam óculos sentem dificuldade de enxergar
Outras aplicações
Segundo a Zeiss, as lentes DriveSafe podem ser usadas em diferentes situações, sendo possível também aplicá-las em óculos de sol para filtrar as luzes refletidas também durante o dia, seja dirigindo ou fazendo outra atividade.
Ajuste de luz
A sensação de desconforto é uma combinação das pupilas se adaptando ao fim da luz natural e à luz mais intensa dos faróis. A camada antirrefletiva da lente foi criada para lidar com o espectro de luz utilizada por essas lâmpadas, reduzindo a sensação de ofuscamento em até 64%.

Sob medida
As pupilas do usuário são medidas antes da lente ser fabricada, levando em conta situações de alta e baixa luminosidade, para garantir que os óculos funcionem bem em todos os momentos.
Fim dos clarões
Um dos efeitos mais comuns que encontramos ao usar óculos à noite é como as luzes ficam mais intensas a ponto de criar um brilho ao redor. Em situações de chuva e com muitas fontes luminosas, isso começa a causar um desconforto e, para algumas pessoas, dores de cabeça.

Correção de intensidade
Ao refletir o excesso de luz que nossos olhos não conseguem absorver, a visão fica mais clara e sem um brilho intenso de luzes.
Olhar em movimento
Para quem usa lentes progressivas ou multifocais, a Zeiss foi um pouco além e estudou os hábitos dos motoristas e viu que muitos precisam mover mais a cabeça para olhar para a multimídia ou os retrovisores, para usar a parte adequada da lente. Isso foi resolvido otimizando a zona da lente para enxergar de perto.

Campos de visão
O estudo da empresa mostra que o objeto mais próximo do motorista está a cerca de 50 a 70 centímetros de distância, o que ajudou a redesenhar as zonas de visão, aproveitando melhor a visão periférica e reduzindo as movimentações de cabeça.