Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Novo câmbio CVT Toyota garante economia e, finalmente, desempenho

Novo sistema da Toyota tem engrenagens adicionais para melhorar a performance sem prejudicar o consumo

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 Maio 2024, 19h08 - Publicado em 11 jun 2018, 14h25
cambio CVT- TOYOTA RAV4 2.0
O câmbio CVT já é uma referência em economia. Com a engrenagem, a Toyota promete desempenho superior com ainda mais economia (Acervo/Quatro Rodas)

câmbio CVT (Continuosly Variable Transmission), que varia as relações de marcha continuamente, é referência em economia de combustível, mas nada como um tradicional sistema de engrenagens para garantir arrancadas com prontidão.

Partindo dessa constatação, a Toyota criou um novo câmbio que reúne o melhor dos dois conceitos: um CVT equipado com uma engrenagem acionada em velocidades baixas.

O Direct Shift-CVT é um CVT que funciona, como os demais, com variação contínua das relações graças a duas polias interligadas por uma correia que mudam de diâmetro constantemente.

A diferença é que as polias entram em ação somente depois que o carro embala.

Nas arrancadas quem trabalha é a engrenagem. Com isso, o sistema consegue desempenho de câmbio mecânico, com arrancadas mais ágeis do que em um CVT.

Continua após a publicidade

A engrenagem trouxe o benefício do desempenho e ainda favoreceu a redução do consumo, ao permitir o uso de polias menores e mais leves. 

Hoje, o câmbio Toyota Direct Shift-CVT equipa modelos feitos na plataforma TNGA, como os Toyota Corolla e Corolla Cross com motor 2.0 fabricados no Brasil. 

Foco na eficiência

Transmissão CVT - Toyota
(Otavio Silveira/Quatro Rodas)

O sistema da Toyota aperfeiçoa o CVT, cuja principal virtude é a capacidade de estabelecer infinitas relações de marcha se ajustando às necessidades do veículo.

Continua após a publicidade

Com o câmbio CVT, o motor pode trabalhar com máxima eficiência, sempre no regime de torque máximo, conseguindo desempenho, com economia de combustível

1- Engrenagem: Elimina o ruído (e a vibração) característico dos sistemas CVT nas arrancadas

2- Polias: Menores e mais leves, contribuem para o sistema reduzir o efeito da inércia em 40%

3- Correia: Com novos ângulos de encaixe nas polias, consegue aumentar em 20% a velocidade das mudanças

Continua após a publicidade

4- Bomba: Fornece o óleo que lubrifica as engrenagens sob demanda, diminuindo o atrito em 30%

Cada caso é um caso

No CVT, as relações de marcha variam em função da alteração dos diâmetros das polias – o princípio é o mesmo das bicicletas com marchas, mas com as polias no lugar de coroas e catracas.

Transmissão CVT
Quando é necessário força para vencer aclives, fazer ultrapassagens, a polia ligada ao eixo que transmite o torque às rodas assume diâmetro maior, enquanto a polia movimentada pelo motor diminui de diâmetro (Otavio Silveira/Quatro Rodas)
Transmissão CVT
Nas situações de menor esforço, para manter a velocidade constante, as polias invertem essa relação dimensional: a do motor aumenta a das rodas diminui (Otavio Silveira/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Transmissão CVT
Essa variação é inteligente mas também é lenta nas arrancadas. Por isso, a Toyota instalou a engrenagem extra dedicada a transmitir a força nessa situação de partida (Otavio Silveira/Quatro Rodas)

Invenção genial

O conceito do câmbio CVT é antigo: foi idealizado por Leonardo Da Vinci (1452-1519). A primeira aplicação automotiva só aconteceu em 1958, no entanto.

A dificuldade era conseguir um mecanismo que fosse resistente, compacto, leve e economicamente viável.

A pioneira foi a holandesa DAF, que instalou o sistema batizado de Variomatic em um modelo compacto, o DAF 600, equipado com motor de 600 cm2 e 22 cv.

Continua após a publicidade

Com o tempo, o desafio passou a ser a construção de um dispositivo que suportasse as solicitações de motores com potência e torque elevados, o que só aconteceu nos anos 1990.

Em 1999, a Audi acoplou uma caixa CVT em um motor de 193 cv de potência e 28,5 mkgf de torque.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.