Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

O estepe é obrigatório nos carros vendidos no Brasil?

Pneu sobressalente deve equipar todos os veículos comercializados no país, mas há algumas exceções

Por Da Redação
Atualizado em 10 Maio 2021, 18h31 - Publicado em 17 nov 2017, 12h34
Pirelli P7 Run Flat
Sem ar na câmara, o peso do carro fica apoiado no flanco do pneu Run Flat (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

O estepe é obrigatório em todos os automóveis vendidos no Brasil? E se estiver equipado com pneus run flat? – José Meirinho – São Paulo (SP)

O estepe é obrigatório para todos os veículos nacionais ou importados.

Porém, em alguns casos a legislação permite sua ausência, desde que o motivo seja comprovado tecnicamente ao Denatran, de acordo com Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

runflat
Furo proposital para testar a tecnologia Run Flat. Esse tipo de pneu pode rodar mesmo sem ar (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Uma dessas exceções é para veículos equipados com pneus Run Flat.

Continua após a publicidade

Nesse caso, conforme a resolução do Contran 540/15, exige-se selante em quantidade suficiente para o reparo de pelo menos um pneu, além de um dispositivo que permita enchê-lo até a pressão recomendada para o uso temporário, em um período máximo de dez minutos.

Pneus run flat possuem várias camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda).

São esses reforços estruturais que apoiam o peso do veículo quando o pneu está totalmente sem ar pressurizado em seu interior. Assim é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.

Continua após a publicidade
Pirelli P7 Run Flat
Pneus Run Flat podem rodar sem ar dentro da câmara (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Alguns veículos saem de fábrica com estepes de uso temporário. Mais finos do que os pneumáticos utilizados, eles só podem ser utilizados em velocidade limitada de 80 km/h.

Ao optar por este tipo de pneu, os fabricantes conseguem liberar espaço no porta-malas e, sobretudo, reduzir o peso do veículo.

Continua após a publicidade

A versão menor também causa menos danos ao meio ambiente (por usar menos material) e por ser mais leve, facilita a troca para pessoas mais frágeis em uma emergência.

Estepe fino provisório
Estepe fino provisório pode ser proibido no Brasil (Acervo/Quatro Rodas)

Apesar das vantagens, um projeto de lei propõe o fim deste tipo de estepe, obrigando as fabricantes a equipar todos os veículos vendidos no Brasil com um estepe do mesmo tamanho dos outros quatro pneus.

Continua após a publicidade

Outros casos de dispensa de estepe são ônibus ou micro-ônibus de transporte urbano, caminhões de lixo ou concreto e blindados de transporte de valores e veículos com peso bruto (PBT) de até 3,5 toneladas, desde que solicitem no Contran a dispensa do equipamento.

Microonibus Iveco
Ônibus para transporte urbano estão na lista de veículos que não precisam ter estepe (Iveco/Divulgação)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.