Quando meu carro está carregado, a suspensão fica muito baixa. Se em vez de encher o carro com bagagem pesada eu a colocasse num reboque, seria melhor para o veículo? – Luciano Bomfim Azambuja, por e-mail.
Tudo depende do peso da carga e da capacidade máxima do modelo do seu veículo, indicada no manual do proprietário (lembrando que os passageiros precisam ser incluidos nessa conta).
Se o peso da carga + passageiros for maior que a capacidade do carro, a carretinha é a opção mais segura. Mas em primeiro lugar, verifique no manual do proprietário para ver se há algum comentário ou especificação quanto a trailers ou qualquer outro tipo de reboque. Por exemplo, no manual do Honda Fit há uma instrução específica proibindo essa prática.
Caso não haja impedimentos, lembre-se de que parte do peso da carreta e sua carga serão absorvidos pelo eixo traseiro do carro, especialmente nas frenagens, deixando a frente mais leve (portanto mais instável) e menos aerodinâmica.
Outro cuidado é na hora de frear. Há reboques com e sem freio autônomo, e mesmo aqueles que têm podem entrar em “tesoura”, quando o reboque avança e empurra a traseira do carro para o lado, formando entre ambos um ângulo em V fechado.
Por isso, é importante reduzir a velocidade e frear de maneira progressiva e com mais antecedência quando for puxar um reboque – não apenas por segurança, mas também porque um carro puxando um reboque é classificado como “veículo pesado”, com limites de velocidade geralmente abaixo dos carros de passeio.
Além disso, ter uma carretinha demanda uma série de procedimentos, como a documentação providenciada no Detran local, com placa e luzes de sinalização. Em casos de reboques acima dos 3.500 quilos, também é necessária uma habilitação do tipo C.
Se você optar por levar tudo dentro do carro (sem exceder a carga máxima indicada no manual), tenha o cuidado de não exagerar no peso concentrado no porta-malas, principalmente quando apenas o motorista está a bordo, pois isso pode alterar a distribuição do peso entre os eixos dianteiro e traseiro.
Por fim, para quem optar pelo uso do bagageiro no teto, também é importante não colocar ali as cargas mais pesadas – a concentração de peso no teto alterará o centro de gravidade do veículo, e fará o carro balançar mais em curvas e mergulhar mais em frenagens, exigindo uma direção ainda mais cautelosa do motorista.