Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

O sistema Auto Hold pode provocar desgaste prematuro nos freios?

Sistema mantém a pressão aplicada nos freios, sem causar danos colaterais

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h33 - Publicado em 3 ago 2016, 18h34
Botão de acionamento do recurso Auto Hold
Botão de acionamento do Auto Hold (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Há problema em usar, em congestinamentos, o recurso Auto Hold? Pode haver desgaste prematuro de freios ou embreagem? – Jeronymo Deister, por e-mail

Função do freio de estacionamento com acionamento eletrônico, o Auto Hold impede o carro de se deslocar acidentalmente quando parado ou no momento de arrancar.

Numa frenagem, assim que o carro para de se mover o sistema mantém a pressão aplicada nos freios pelo pedal. Portanto, não existe aquecimento ou desgaste adicional do freio.

Se os sensores do sistema ABS nas rodas detectarem algum movimento, a força no sistema de freios é aumentada automaticamente até que o carro pare.

Apenas quando o motorista pressionar o acelerador, o Auto Hold vai liberar os freios e o automóvel estará livre para o movimento. Nos carros com câmbio manual, isso ocorre quando a embreagem é solta.

Continua após a publicidade

Independente de o recurso estar acionado ou não, o desgaste da embreagem em uma transmissão automatizada é o mesmo – este desgate só seria maior se, em um aclive, o motorista segurasse o carro no acelerador, com a embreagem acoplada, sem o uso do freio.

É importante salientar que o Auto Hold atua diretamente na linha de freios do pedal, e não no freio de estacionamento. Este último só será acionado se o carro ficar parado por mais de três minutos, ou ao se desligar o carro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.