Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Oito dicas para manter a pintura com cara de nova

Cuidados simples que deixam seu carro sempre com aparência de zero km

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h22 - Publicado em 1 nov 2016, 11h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Texeira:
    Lavagens mal feitas são a principais causadoras de riscos. Basta uma para a pintura ficar toda comprometida. (Renato Pizzuto/Quatro Rodas)

    Cuidados com a lavagem

    Assim que o automóvel deixar a concessionária, mantenha-o sempre limpo. O ideal é lavá-lo a cada 15 dias e encerar todo mês. A película de cera protege o verniz, que é a camada que dá brilho à pintura.

    Se você é do tipo que gosta de lavar seu carro pessoalmente, certifique-se de usar apenas o xampu recomendado pelas marcas. “Nunca use sabão. Ele tem muita soda, que ataca a pintura”, revela Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP (sindicato das oficinas independentes).

    Muita atenção quando for levar o carro para ser lavado em algum estabelecimento. “A lavagem pode ser uma das grandes vilãs da pintura”, diz Luan Cordeiro, da AutoFlux, uma das pioneiras do car detailing no Brasil. Se usar produtos abrasivos ou panos sujos de areia, por exemplo, fará mais mal do que bem.

    Por isso, é importante ter certeza de que a limpeza é realizada da melhor maneira. Fiola recomenda a lavagem a seco com vapor. “Lavagem a seco com pano úmido estraga a pintura, não recomendo”, diz ele.

    Continua após a publicidade

    Conservação da pintura

    Após um ano, é recomendável fazer a cristalização da pintura, também conhecida como espelhamento, que utiliza uma cera especial. Ela garante uma película extra de proteção ao verniz e corrige eventuais imperfeições. “Se você roda muito com o carro por estradas de terra, pode ser feito a cada seis meses. Se andar mais na cidade, uma vez por ano é suficiente”, diz Fiola.

    Polimento também pode ser um santo remédio para deixar a pintura tinindo, especialmente se você usa o carro todo santo dia. Nesse caso, Fiola recomenda pelo menos um por ano. “Os polimentos modernos recuperam o brilho sem agredir tanto a pintura. Hoje, eles não tiram nem 1% do verniz original.”

    Cuidados com o tempo

    Tome mais cuidados no inverno, a época mais danosa para a pintura. O período seco concentra sobre a carroceria do veículo grande quantidade de poeira e, nas madrugadas, ainda há o sereno. As chuvas de verão nas grandes cidades ajudam a dar uma limpada nas carrocerias, mesmo que algumas vezes possam ser ácidas.

    Continua após a publicidade

    Inverno ou verão, o ideal é guardar o veículo em garagem coberta e nunca deixá-lo no sol, que prejudica não apenas a pintura, mas também o interior do carro – raios solares ressecam plásticos e couro. As capas para carros não são a solução ideal, já que o atrito delas com a lataria pode danificar apintura.

    Ao estacionar à sombra ou numa garagem, fique atento a goteiras, folhas, seiva de plantas ou a fezes de pássaros. Todos queimam a pintura. O correto é eliminar qualquer sujeira desse tipo imediatamente. Cuidado na remoção, já que as sujeiras podem ter elementos abrasivos que provocam riscos na pintura, como pedriscos e areia.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.