Comprar um automóvel novo não é uma tarefa fácil. Ainda mais se você é leigo no assunto ou um sujeito indeciso por natureza. Para facilitar sua vida e ainda poupar seu tempo e não perder dinheiro, surgiram no Brasil as consultorias especializadas em orientar a compra do carro zero-quilômetro.
A empresa Carro e Dinheiro, fundada em 2011, promete que, com o aconselhamento, além de escolher o melhor modelo para suas necessidades, o cliente não perderá tempo pesquisando em lojas físicas ou virtuais. Ela faz tudo isso para você. O serviço ocorre em duas etapas. “Primeiro há uma entrevista por telefone para identificar o perfil do cliente, condições de uso e terreno e as expectativas em relação ao novo carro”, diz o proprietário Leandro Mattera. Na sequência, ele apresenta um relatório eletrônico, em PowerPoint, contendo as três melhores opções de modelos.
Mattera descobriu a oportunidade de negócio depois de tanto dar consultorias informais aos amigos e parentes. “Sempre gostei muito de carro e, desde que me conheço por gente, frequento os Salões do Automóvel. Devido ao meu conhecimento, sempre fui requisitado quando alguém próximo ia trocar de modelo”, afirma Mattera.
O engenheiro Josenivaldo Benito decidiu contratar a assessoria após a chegada do primeiro filho. “Costumo ficar por volta de cinco anos com um carro e, como não queria fazer uma troca precipitada, a consultoria foi a melhor solução. Ainda mais porque a escolha tinha de atender ao meu gosto e ao da minha mulher”, diz o engenheiro. Ao fim, Benito e Gleice trocaram um Peugeot 206 SW 2007 por um Toyota Corolla 2012, um dos três modelos sugeridos pela assessoria.
Para cada veículo, o relatório apresenta os pontos positivos e negativos e o custo-benefício. Ele também mostra um comparativo técnico com motorização, itens de série, problemas recorrentes e até resultados de crash-tests dos principais centros de segurança no mundo. O serviço custa a partir de R$ 347 (para carros até R$ 90 000).
Serviço de pós-venda
A Car Hunters também oferece a assessoria de compra, mas seu serviço inclui, além da indicação dos modelos, a negociação do melhor preço nas lojas ou concessionárias. Isso explica o valor de tabela bem mais alto que o da concorrente: R$ 800 para automóveis novos e R$ 1.200 para veículos usados entre 2010 e 2015 até R$ 100.000. Quando o cliente opta por um zero-quilômetro, o consultor pesquisa a autorizada que oferece o melhor valor e prazo de entrega. Para os seminovos, o trabalho é bem maior: a empresa procura o modelo mais bem conservado e com boa procedência. “O contratante participa só do test-drive do modelo selecionado”, afirma Rafael Spitaletti, proprietário da Car Hunters.
O serviço é finalizado com um pós-venda, com acompanhamento junto a despachantes e corretores de seguros. A empresa ainda oferece outro serviço: a consultoria de venda do usado. Ela compreende da produção de fotos para o anúncio nos sites de venda à demonstração do veículo para potenciais compradores, além da negociação final. “Se preferir, o cliente não precisa ter contato com o comprador”, explica Spitaletti.
O engenheiro civil Anderson Macedo optou por recorrer à assessoria de compra aliada à de venda. “Achei interessante o serviço completo, pois não me preocupei nem com a venda do meu carro nem com a compra do novo. Só aprovei as escolhas e valores”, afirma. O custo é de 3 a 5% do valor do valor final da negociação. “Achei justo, principalmente porque vendi pelo valor que eu queria”, diz Macedo.