Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Os materiais utilizados no interior dos carros podem fazer mal?

Em carros novos, plásticos expostos ao sol podem liberar vapores tóxicos

Por Da Redação
Atualizado em 4 Maio 2021, 09h39 - Publicado em 14 abr 2017, 15h49
Quanto mais plástico barato, mais veneno no ar
Quanto mais plástico barato, mais veneno no ar (Marco de Bari/Quatro Rodas)

É verdade que o interior de um carro na sombra com as janelas fechadas pode liberar até 800 mg de benzeno, podendo chegar a 4.000 mg num dia de sol forte? Quais o risco para os ocupantes? – David Antônio Costa Barros, Goiânia (GO).

É verdade. Segundo o médico Dirceu Rodrigues Alves Júnior, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), isso ocorre principalmente nos carros zero-quilômetro, com o famoso “cheirinho de carro novo”.

Este odor característico é fruto de diversos solventes, adesivos, plásticos, tecidos e borrachas utilizadas no processo de fabricação do carro. O problema é que tudo isso libera em forma de vapores tóxicos não só o benzeno, mas também substâncias como tolueno, acetona ou estireno.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a exposição contínua a algumas destas substâncias pode acarretar em dor de garganta, tontura, reações alérgicas e náuseas, disfunção hormonal, problemas na reprodução, danos ao fígado, rins e sistema nervoso central e, em casos extremos, até câncer.

Continua após a publicidade

Mas essa emissão tende a diminuir conforme o veículo vai ficando velho. Sobre a quantidade, tudo depende dos materiais usados pelo fabricante, mas em geral nos carros populares (com plásticos mais baratos) a liberação de vapores nocivos é maior.

Por isso, a dica é evitar estacionar o veículo no sol, usar protetor de para-brisa (para cobrir os plásticos do painel), não usar a ventilação forçada com os vidros fechados, não deixar a recirculação de ar acionada o tempo inteiro e sempre abrir as portas por alguns minutos antes de entrar, para que os vaporem saiam.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.