Ao comprar um carro, você provavelmente leva em conta primeiro o preço e o quanto gosta do modelo. Depois deve pensar em manutenção, desvalorização, seguro, entre outros. Mas você nunca se lembra do gasto que ele vai dar ao trocar uma peça após uma pequena batida, certo? É para dar a chance de comparar os custos entre modelos concorrentes e ajudar a escolher a melhor franquia do seguro que cotamos os preços das peças de alguns dos modelos mais vendidos do país. Todos os valores foram apurados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.
Entre os compactos, o mais barato na hora de trocar as peças foi o Fiat Uno, com pacote de R$ 1 053. E o que tem peças mais caras é o VW Up!, com praticamente o dobro do valor: R$ 2 069. Ford EcoSport, que tem preço de tabela semelhante ao do Hyundai Tucson, cobra pelo pacote de itens de funilaria cerca de metade (R$ 1 905) dos R$ 3 656 do coreano. A disputa entre os médios foi quase uniforme, com valores próximos, não fosse um ponto fora da curva, justamente o do modelo mais caro. O título foi para o Citroën C4 Lounge. Comprar só as peças de seu pacote sai por R$ 5 901 – ou R$ 3 368 a mais do que o modelo mais barato nesse quesito, o Nissan Sentra, com um total de peças cotado em R$ 2 533.
Franquia de seguro
A lista abaixo também é uma boa ferramenta para ajudá-lo a escolher o tipo de seguro. Todas as seguradoras permitem que o cliente decida se quer pagar a franquia comum ou a reduzida. Se ficar com a segunda opção, ele opta pela apólice mais cara agora para economizar mais tarde quando (e se) precisar pagar a franquia, que varia conforme o perfil do dono e o local em que o veículo circula. Veja um exemplo: para o perfil de homem casado de 35 anos morando em São Paulo, a apólice de um Cruze pode baixar de R$ 3 627 para R$ 2 618 se o dono optar pela franquia de R$ 2 810 (em vez de R$ 1 410), segundo a corretora RK Security. Portanto, faça as contas e veja qual é o melhor para seu caso.
Confira a tabela abaixo: