Os pneus assimétricos têm desenhos diferentes de um lado ao outro da banda de rodagem para executar tarefas específicas. A parte mais externa tem blocos mais robustos para absorver o esforço nas curvas. Mais internamente, blocos menores ajudam a expulsar a água e melhoram a aderência em pistas molhadas. No centro, há uma faixa contínua paramelhor estabilidade direcional.
Já os unidirecionais são mais simples. Normalmente exibem desenho simétrico da banda em forma de V com o vértice apontado para o sentido de rotação dos pneus. Como diz o nome, só pode rodar num sentido. Eles são mais limitados, mas têm suas vantagens: expulsam muito bem a água da pista, fazem menos ruído e são autolimpantes, característica importante fora do asfalto.
Há ainda o pneu bidirecional, que não apresenta esse formato de V na banda e, portanto, pode rodar nos dois sentidos. Ao montar um jogo de assimétricos no carro, cada um dos quatro pneus tem uma posição específica na hora da montagem dos eixos. O unidirecional precisa respeitar o sentido de rodagem, enquanto o bidirecional pode ser colocado em qualquer posição e rodar nos dois sentidos.
LEIA MAIS:
>> Estepe fino provisório pode ser proibido no Brasil